- São João
- Missão e Valores
- Conselho de Administração
- Organograma
- Carta de Humanização
- Conselho Fiscal
- Encarregado de Proteção de Dados
- Conselho Consultivo
- Relatórios e Regulamentos
- Regime Geral de Prevenção da Corrupção
- Anuários Científicos do CHUSJ
- Código de Conduta do CHUSJ
- Informação Legal
- Canal de Denúncia do CHUSJ
- Organização da Qualidade
- Contactos e Localização
- Galeria Fotográfica
- A Nossa Saúde
- Clínicos
- Centros de Referência
- Cardiologia de Intervenção Estrutural
- Cardiopatias Congénitas
- Coagulopatias Congénitas
- Doenças Hereditárias do Metabolismo
- Oncologia Pediátrica do Norte
- ECMO
- Epilepsia Refratária
- Fibrose quística
- Neurorradiologia de Intervenção na Doença Cerebrovascular
- Oncologia de Adultos - Cancro do Reto
- Oncologia de Adultos - Cancro do Esófago
- Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático
- Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo
- Transplante do Coração
- Transplante Rim Adultos
- Centros de Responsabilidade Integrados
- UAG de Cirurgia
- Anestesiologia
- Bloco Operatório Central
- Cirurgia Cardiotorácica
- Cirurgia de Ambulatório
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Maxilo-facial
- Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
- Cirurgia Vascular
- Estomatologia
- Neurocirurgia
- Oftalmologia
- Bloco Operatório do Serviço de Urgência (BOSU)
- Ortopedia e Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Urologia
- UAG de Medicina
- UAG da Mulher e Criança
- UAG de Psiquiatria e Saúde Mental
- UAG da Urgência e Medicina Intensiva
- UAG dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica
- Corpo Clínico
- Centros de Referência
- Apoio Clínico e Suporte
- Centro de Epidemiologia Hospitalar
- Centro de Ambulatório
- Serviços Farmacêuticos
- Nutrição
- Psicologia
- Serviço Social
- Centro de Investigação e Ensaios Clínicos
- Gabinete de Coordenação de Colheitas e Transplantação
- Hospitalização Domiciliária
- Esterilização
- Unidade Hospitalar de Gestão de Inscritos para cirurgia (UHGIC)
- Equipa de Gestão de Altas
- Centro de Gestão da Informação
- Centro Diferenciado de Tecnologia Médica
- Serviços Financeiros
- Aprovisionamento
- Instalações e Equipamentos
- Operações Hoteleiras
- Gestão de Recursos Humanos
- Humanização
- Assistência Espiritual e Religiosa
- Planeamento e Controlo de Gestão
- Serviço Jurídico
- Comissão de Ética (CES)
- Comissão de Farmácia e Terapêutica
- Responsável pelo Acesso à Informação (RAI)
- Comunicação e Marca
- Equipa de Prevenção da Violência no Adulto
- Auditoria Interna
- Banco de Sangue
- Banco de Leite Humano do Norte
- Nascer São João
- Clínicos
- Utentes e Visitas
- Acesso aos Cuidados de Saúde
- Acesso a Registos Clínicos
- Assistência Médica no Estrangeiro
- Assistência Religiosa
- Carta da Criança Hospitalizada
- Carta para a Participação Pública em Saúde
- Direitos e Deveres dos Utentes
- Gabinete do Cidadão
- Guia de Acolhimento ao Utente
- Proteção de dados
- Taxas Moderadoras
- Testamento Vital/RENTEV
- Visitas e Acompanhantes
- Tempo de espera MCDT
- Media
- Inovação
- Clinical Intelligence
- Centro de Investigação e Ensaios Clínicos
- jOne
- Projetos Financiados
- APDIC – Arquivo e Preservação Digital de Informação Clínica
- Capacita 2019/2021
- Capacita 2017/2019
- CliKODE
- Desempenho Energético e Funcional do Edifício Externo
- e-Patient Centric
- PROPoSAL
- QuaLife+
- Racionalização TIC
- Repositório Clínico Digital
- S-DATA
- SECSJ
- SENSINAIR
- GREEDI
- Aquisição de um equipamento de Angiografia de Subtração Digital com Tomografia Computorizada
- Construção de heliporto São João
- SONHO V2
- Aquisição de uma câmara PET-CT
- TREAT 4 COVID – telerreabilitação no AVC
- Aquisição de um Acelerador Linear
- Reutilização de Registos Clínicos
- São João Farma2Care
- São João PatLab
- Submissão de projetos de investigação ao CHUSJ
- Comunidade
- #ficaOcupadosaojoao
- Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma
- Associação Dadores de Sangue
- Associação Voluntariado Hospital São João
- Bebés de São João
- Casa Ronald McDonald
- Diretiva Europeia
- Grupo Cultural e Recreativo do São João
- Acreditar - Associação de pais e amigos de crianças com cancro
- Liga dos Amigos do São João
- Linhas de Emergência
- Núcleo de Saúde do OIDH
- Saúde Internacional
- Serviço de Tradução Telefónica
Centro de Referência da Transplante do Coração sinónimo de qualidade assistencial e excelentes resultados em todos os indicadores

Recentemente reconhecido como Centro de Referência (CR) de transplante do coração, o Serviço de Cirurgia Cardio-torácica do Centro Hospitalar São João (CHSJ) constitui uma unidade inovadora e tecnologicamente evoluída mas fundamentalmente humanista e focalizada na perspetiva do doente, com um grupo clínico coeso e influente, reconhecido pela excelência de cuidados, pela investigação e formação no âmbito de múltiplas áreas da Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Torácica.
O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) tem uma atividade reconhecida de Tratamento de Cardiomiopatias/Insuficiência Cardíaca Avançada desde 1986, tendo realizado o primeiro Transplante do Coração em Fevereiro de 1987. A sua área natural de referenciação e responsabilidade é a Região Norte, tendo realizado um total de 102 transplantes até ao fim de 2014, dos quais 61 foram efetuados após 2007, data em que foram criadas as novas instalações do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica.
De acordo com Paulo Pinho, diretor do Serviço de Cirurgia Cardio-torácica do CHSJ e coordenador do CR de transplante do coração, “o Programa de Transplantação Cardíaca do CHSJ apresenta resultados de sobrevivência a longo prazo (65% aos 10 anos) iguais ou melhores aos observados em outros centros ou registos nacionais ou internacionais, sustentados com uma sustentada melhoria (sobrevivência a 10 anos de 81% após 2000 vs 54% no período anterior).
Uma das virtualidades do Programa de Transplantação Cardíaca do CHSJ “tem a ver com a integração da sua componente operatória e peri-operatória no centro cirúrgico que tem a maior atividade cirúrgica cardíaca do país e onde outras formas de tratamento da Insuficiência Cardíaca Avançada têm lugar em colaboração com os Serviços de Cardiologia e Medicina Intensiva, entre as quais variadas opções cirúrgicas, colocação de dispositivos, tratamento médico otimizado e suporte circulatório”, explica Paulo Pinho.
A Transplantação Cardíaca integra na sua constituição uma equipa multidisciplinar dedicada e altamente especializada com largos anos de experiência (integrados nesta equipa estão os seguintes serviços: Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Medicina Intensiva, Anestesiologia, Anatomia Patológica, Infeciologia, Radiologia, Psiquiatria, Medicina Interna, Nefrologia, Imunohemoterapia, Patologia Clínica, Reabilitação Cardíaca e Nutrição).
“As estruturas e equipamentos disponíveis, renovadas recentemente são capazes de responder às necessidades específicas da Transplantação Cardíaca, mesmo nas situações extremas de necessidade de suporte circulatório peri-operatório, incluindo Balão Intra-Aórtico, ECMO e Assistência Ventricular.
Alguns dos membros do Grupo de Transplantação Cardíaca têm uma carreira académica reconhecida, estando envolvidos em projetos de relevo na área da Insuficiência Cardíaca e do estudo das Cardiomiopatias, que geraram vários projetos de teses de doutoramento já concretizados ou em elaboração, sendo a sua atividade científica regularmente publicada.
A aderência aos guidelines regularmente publicados pela International Society Heart Lung Transplantation e a participação na definição de normas clínica de atuação promovidas pelo Instituto Português de Sangue e Transplantação, juntamente com a experiência acumulada por um grupo de cirurgiões e clínicos estável, garantem um elevado padrão de qualidade traduzida nos nossos resultados, estando as orientações práticas da nova atividade de transplantação vertidas em texto orientador.
Por último, a integração no CHSJ constitui uma mais-valia pela capacidade de gestão e qualidade assistencial multidisciplinar que disponibiliza numa área de grande consumo de recursos e competências”, remata o cirurgião.