Serviço de Hematologia Clínica concentra-se no piso 8, aumenta lotação e duplica capacidade de transplantes

29 de Abril de 2019
Hematologia clinica site 1 1024 550

Após o término das obras no piso 8, que teve lugar no dia 29 de abril, conseguiu-se finalmente concluir a união das duas vertentes do Serviço de Hematologia Clínica, separadas desde há mais de 10 anos, no mesmo espaço físico. O novo serviço integra a Unidade de Transplantação com oito quartos de isolamento, uma área de tratamento de doentes leucémicos e hemato-oncológicos com 10 quartos de isolamento e 14 camas de enfermaria.

Esta infraestrutura, com cerca de 870 m2, integrou uma intervenção mais abrangente e estruturante para todo o internamento central-sul do hospital , e como total teve um custo associado de cerca de 2 140 000 de euros e demorou 12 meses a ser concluida.

“A construção do serviço de hematologia integrado permitiu-nos concentrar toda a atividade clínica do internamento do Serviço Hematologia, constituindo uma melhoria relevante que se reflete num aumento de 30% na atual lotação do serviço, passando para 32 camas. Este aumento do número de camas irá processar-se de forma gradual, ajustando a atividade às necessidades identificadas”, explica Fernando Príncipe, diretor do Serviço de Hematologia Clínica do CHUSJ.

Nas palavas do clínico, “com esta melhoria infraestrutural, estima-se que, anualmente, o serviço consolide o seu programa de transplantação (auto e alo) duplicando o número de alotransplantes, permitindo o desenvolvimento de quimioterapias intensivas e imunossupressoras para um maior número de doentes oncológicos, nomeadamente leucemias, linfomas Hodgkin e não-Hodgkin e mielomas múltiplos."

O Centro Hospitalar Universitário São João fica, desta forma, dimensionado e com características únicas para prestar um serviço de excelência, na área da hemato-oncologia, aos doentes da região Norte.