Serviço de Hematologia Clínica inaugura novas instalações que permitirão aumentar qualidade e produção clínica

09 de Setembro de 2019
Inaug shc site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) inaugurou, esta manhã, as novas instalações do serviço de hematologia clínica sito nos pisos 8-9.

O novo serviço integra a Unidade de Transplante, com oito quartos de isolamento, uma área de tratamento de doentes leucémicos e hemato-oncológicos com 10 quartos de isolamento e 14 camas de enfermaria.

Esta infraestrutura, com cerca de 870 m2, implicou uma intervenção mais abrangente e estruturante para todo o internamento central-sul do hospital, com um custo associado de cerca de 2 140 000 de euros e 12 meses de tempo de realização.

“A renovação e unificação das instalações do serviço de hematologia clínica permite-nos concentrar a maior parte da atividade clínica, constituindo um aumento de 30% passando, assim, para 32 camas”, explica Fernanda Trigo, diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUSJ.

Nas palavas da clínica, “anualmente, com esta melhoria infraestrutural, espera-se uma consolidação do programa de autotransplante e alotransplante permitindo o aumento de quimioterapia intensiva e tratamento imunossupressor para um maior número de doentes oncológicos, nomeadamente leucemias, linfomas Hodgkin e não-Hodgkin e mieloma múltiplo."

O CHUSJ fica desta forma dimensionado e com características únicas para prestar um serviço de excelência, na área da hemato-oncologia, aos doentes da região Norte.

Para assinalar este momento, foi realizada uma intervenção gráfica numa das paredes do espaço no sentido de homenagear o percurso e colaboradores do serviço (com especial destaque para os antigos diretores de serviço, em particular para o último, o Prof José Eduardo Guimarães que foi também presidente do Conselho de Administração do hospital entre 2005-2007).

Discurso da diretora de servi o dra. fernanda trigo 1 1024 2500
Discurso do prof. fernando ara jo 1 1024 2500