Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Acordo entre CHUSJ e FADEUP promove prática desportiva grátis aos utentes como terapêutica

03 de Outubro de 2019
Fadeup site 1 1024 550

Atendendo aos benefícios da prática de atividade física na saúde física e mental e às carências sentidas nesta área na população com doença mental acompanhados na Unidade de Psiquiatria Comunitária do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), esta unidade estabeleceu em 2010, um protocolo de colaboração institucional entre o CHUSJ e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Deste protocolo nasceu o “Programa de exercício físico para pessoas com doença mental grave” cujo objetivo é oferecer à população com doença mental grave um programa de atividade física regular de acesso gratuito, promovido por especialistas na área da atividade física adaptada.

“A prática de atividade física pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através dos efeitos benéficos a nível físico, psicológico e social reconhecidos no exercício físico e promover hábitos de vida saudável”, explica Rosário Curral, diretora do Serviço de Psiquiatria do CHUSJ.

Os utentes que usufruem deste acordo são portadores de patologias tais como a esquizofrenia, perturbação esquizoafetiva e doença afetiva bipolar.

Os utentes são encaminhados a partir da Unidade de Psiquiatria Comunitária e, desde a sua implementação em 2010 contou já várias dezenas de participantes.

Este programa de intervenção realiza-se de forma regular, com frequência bi ou tri-semanal, e contínua, nos períodos letivos, nas instalações da FADEUP.

No âmbito do protocolo, alguns pacientes foram envolvidos em projetos de investigação por alunos da FADEUP, das quais resultaram várias teses de mestrado e uma dissertação doutoramento.