‘Trombo’ sensibiliza utentes do CHUSJ para o TEV

22 de Outubro de 2019
Tombo site 1 1024 550

O Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT) levou a cabo uma campanha de sensibilização e consciencialização para o Combate à Trombose Venosa, nas Consultas Externas e no Hospital de Dia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).

“Esta ação consistiu na distribuição de folhetos informativos por mascotes em forma de ‘Trombo’. A campanha em causa obteve imensa visibilidade e permitiu-nos despertar a atenção dos utentes e dos profissionais de saúde para esta temática, alertando para as causas, fatores de risco, sinais e sintomas e importância da prevenção do tromboembolismo venoso, uma vez que o primeiro passo para a prevenção é entender como este se manifesta”, explicou Sérgio Barroso, Presidente do GESCAT.

O tromboembolismo venoso é uma doença silenciosa (assintomática), pouco conhecida e com diagnóstico clínico exigente, sendo a principal causa evitável de morte cardiovascular.