CHUSJ vence concurso para criar comunidade de cuidados paliativos

23 de Outubro de 2019
Comunidades compassivas site 1 1024 550

O Projeto do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) intitulado “Porto Cidade Compassiva – Porto Oriental Comunidade Compassiva” venceu o concurso “Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam”, promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (ACAP), no âmbito das celebrações do mês aos Cuidados Paliativos, com o mote “Dar Voz a Quem Cuida”.

Nas palavras de Edna Gonçalves, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHUSJ, “o objetivo deste projeto é, num primeiro momento, sensibilizar e capacitar a sociedade através de encontros, workshops e outras ações de sensibilização para o tabu da morte e para a necessidade da comunidade ajudar a cuidar das pessoas com necessidades paliativas que estão em casa. Numa segunda fase, pretende-se com esta iniciativa criar uma rede de suporte na comunidade para cada utente, no sentido de lhe ser prestado auxílio, nas suas tarefas diárias, de modo a atenuar o seu isolamento e sofrimento. Esta é uma questão cada vez mais premente dado o envelhecimento crescente da população portuguesa e o custo para a sociedade de internamentos clinicamente desnecessários.”

As comunidades compassivas são uma forma de resposta ao desafio colocado a uma sociedade em envelhecimento, através do envolvimento da comunidade nos cuidados. “Os principais métodos de intervenção são a educação pública, o desenvolvimento comunitário, a promoção da saúde, as ações de participação e a ecologia social, fazendo com o cuidar deixe de ser uma obrigação e passe a ser visto e sentido como um privilégio. Queremos mudar mentalidades e reativar as redes de cuidado”, remata Edna Gonçalves.

O Concurso “Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam” resultou de um Protocolo de Cooperação celebrado, em Junho de 2019, entre a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Fundação “la Caixa”. Este concurso teve como objetivo principal e final a atribuição de financiamento para a criação de duas comunidades compassivas, que permitam o cumprimento dos critérios vigentes de certificação pelo movimento internacional “Charter for Compassion”.

O projeto "Porto Cidade Compassiva - Porto Oriental Comunidade Compassiva 2020", foi promovido pelo Serviço de Cuidados Paliativos do CHUSJ em colaboração com a Associação Compassio e conta com a parceria da associação Cuidadores, da Câmara Municipal do Porto, das Juntas de Freguesia de Paranhos, Campanhã e Bonfim, com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da Universidade Católica Portuguesa – Àrea Transversal de Economia Social.

Foto: Freepik ®.