Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

São João inaugura terceira sala do bloco na Unidade de Cirurgia de Ambulatório de Valongo

27 de Outubro de 2019
Uca valongo 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) inaugurou, na manhã de domingo (27 de outubro), a terceira sala do bloco na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) de Valongo.

Esta nova sala do bloco operatório da UCA de Valongo funciona 7 dias por semana, incluindo sábados e domingos, de manhã e à tarde. Nos dias úteis, desenvolve atividade cirúrgica das diversas especialidades e, ao fim-de-semana, será utilizada para a especialidade de Oftalmologia, de modo a aumentar a produção, reduzir a lista de espera e internalizar atividade.

O bloco de Oftalmologia da UCA de Valongo trata cerca de 80 doentes por fim-de-semana e a consulta de Oftalmologia nesta unidade atende aproximadamente 320 doentes por semana, que vem a acrescer a toda a atividade de Oftalmologia no edifício principal do São João, aumentado de forma relevante a acessibilidade dos doentes a um especialista de Oftalmologia. Além da consulta médica, há apoio de enfermagem e disponibilidade para realização de exames complementares de diagnóstico nesta área: angiografia, laser e OCT (tomografia de coerência ótica).

A construção do novo espaço da unidade envolveu um investimento superior a um milhão de euros em obras e equipamentos.

A inauguração contou com a visita aos espaços e intervenções de Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ; Carlos Dias, responsável do Polo de Valongo do CHUSJ; Moura Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo da UAG de Cirurgia do CHUSJ; Falcão dos Reis, diretor do Serviço de Oftalmologia do CHUSJ; Carlos Nunes, presidente do Conselho de Administração da ARS Norte; bem como a presença de José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

O CHUSJ congratula-se com a construção de uma nova sala do bloco na UCA de Valongo, que reforçará a importância deste polo no quadro assistencial do centro hospitalar, aumentando a produção e a acessibilidade, mas também como garantia de responder de forma mais eficaz e atempada às necessidades dos doentes.

01 1 1024 2500
02 1 1024 2500
06 1 1024 2500
07 1 1024 2500