São João assinala o 30º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças

19 de Novembro de 2019
Cdc site 1 1024 550

Trinta anos volvidos após a Convenção dos Direitos das Crianças, ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990, o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco - Centro Hospitalar Universitário São João (NHACJR-CHUSJ) junta-se a uma iniciativa nacional, promovida pela ARS-Norte, cujo objetivo passa pela celebração de um conjunto de atividades ao longo do ano que aludam a esta efeméride.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• Os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados);
  • Os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação);
  • Os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração);
  • Os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião).

Para mais informações sobre a Convenção dos Direitos das crianças pode consultar a página da UNICEF.

UNICEF - Convenção dos direitos da criança