Inaugurada nova Unidade de Monitorização de Epilepsia do São João

17 de Dezembro de 2019
Inauguracao ume site 1 1024 550

Foi esta manhã, 17 de dezembro, inaugurada a nova Unidade de Monitorização de Epilepsia (UME) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

A epilepsia é uma doença que se calcula que afete 50 000 portugueses. Apesar da muito importante evolução nos medicamentos para tratamento desta doença, continuam a existir formas particularmente graves da patologia, cujo tratamento implica a necessidade de cirurgia. Estima-se que em Portugal, em cada ano, sejam necessárias cerca de 200 cirurgias de epilepsia. Nesta intervenção são imprescindíveis as Unidades de Monitorização de Epilepsia.

A UME do CHUSJ foi criada em meados de 2011 e o primeiro doente foi monitorizado a 14 de novembro do mesmo ano. A equipa é constituída por neurologias/neurofisiologias, técnicos de neurofisiologia e enfermeiros. Durante estes oito anos de atividade foram efetuadas 408 monitorizações em 377 doentes. No período de funcionamento da UME foram realizadas 127 cirurgias de epilepsia, para as quais a informação recolhida na monitorização foi essencial.

O investimento inicial em equipamentos específicos (amplificadores, estimulador, câmara, software) foi de 65 000 euros, ao qual se somaram 21 290 euros destinados a colocar a segunda cama em funcionamento.

De um modo semelhante ao procedimento adotado noutros países,  desenvolveu-se a formação de Centros de Referência no Porto, Lisboa e Coimbra, concentrando recursos e experiência, permitindo melhorar resultados e diminuir complicações. Na concretização deste processo, o CHUSJ é Centro de Referência de Epilepsia Refratária. “A UME é uma das valências imprescindíveis na avaliação de doentes com epilepsias mais complexas, ao permitir a clarificação do diagnóstico, sendo essencial para determinar a localização do ‘foco’ epilético em doentes candidatos a cirurgia”, constata Ricardo Rego, coordenador da Unidade de Monitorização de Epilepsia do Serviço de Neurologia e do Centro de Referência de Epilepsia Refratária.

A inauguração da nova UME do Serviço de Neurologia, englobada no Centro de Referência de Epilepsia Refratária multidisciplinar do CHUSJ, equipada com todas as condições técnicas necessárias, vai permitir melhorar a assistência à população com esta doença, uma vez que a duplicação da capacidade das novas instalações vai permitir não só reduzir tempos de espera e melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também permitir maior conforto aos utentes e melhores condições de trabalho dos profissionais. Elsa Azevedo, diretora de Serviço de Neurologia do CHUSJ salienta que “o lema do Serviço de Neurologia é atingir a excelência em Neurologia no CHUSJ e, necessariamente, centrada no doente. Trabalhamos nesse sentido nas várias áreas da especialidade e esta UME é um dos exemplos desse caminho, permitindo acabar com listas de espera para cirurgia de epilepsia com mais de um ano. Por fim, o nosso Hospital tem a caraterística fantástica de ter gente excelente em vários domínios a potenciar-se mutuamente em equipas multidisciplinares e multiprofissionais, como é o caso do que acontece com o Centro de Referência de Epilepsia Refratária”.

Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do São João, encerrou a cerimónia: “a Unidade de Monitorização de Epilepsia é composta por uma equipa multidisciplinar focada na excelência e na qualidade. Os resultados destes oito anos de atividade são esclarecedores e estão ao alcance de poucos Centros. Isso deve-se, sem margem para dúvidas, à competência e experiência de todos os profissionais envolvidos.”