Solução de avaliação geriátrica per-operatória vence concurso “60 anos, novas ideias”

30 de Janeiro de 2020
Sessao apresideias site 1 1024 550

Uma solução inovadora que permitirá a avaliação geriátrica per-operatória a partir dos 70 anos, lançada por Fernando Cunha Osório, médico no Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), foi a grande vencedora na cerimónia de apresentação dos prémios do concurso “60 anos, novas ideias”, que teve lugar na manhã de 29 de janeiro, no Auditório do CIM-FMUP.

A iniciativa “60 anos, novas ideias”, promovida pelo CHUSJ no âmbito das comemorações dos 60 anos da instituição recebeu 33 participações, das quais resultaram, além do vencedor, 6 menções honrosas.

No evento foram apresentadas as sete ideias com melhor classificação atribuída pelo júri - constituído pelo Conselho de Administração do CHUSJ, pelos membros do Grupo de Trabalho das Comemorações dos 60 anos do CHUSJ e pelo Presidente da Direção da Associação de Voluntariado do Hospital de São João (AVHSJ).

O concurso “60 anos, novas ideias”, com um prémio monetário atribuído pela Associação de Voluntariado do Hospital de São João, tinha como objetivos envolver os profissionais do CHUSJ e estimular a sua participação nas atividades da instituição, através da identificação e promoção de iniciativas que contribuam para um ambiente favorável à revitalização hospitalar, com a apresentação de projetos e/ou soluções que fomentassem a inovação nas várias atividades desenvolvidas no hospital.

Os conteúdos das mais de 30 candidaturas submetidas a concurso incidiram sobre diversificados temas: humanização, segurança e satisfação dos doentes; inovação tecnológica e/ou organizacional; revitalização do espaço físico hospitalar; e medidas que promovam o bem-estar, a segurança, a motivação e a valorização dos profissionais.

O evento contou com a presença de Walter Osswald, professor catedrático aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o qual abordou os 60 anos do São João e a visão do seu fundador, o Prof. Hernâni Monteiro, projetando ainda o São João do futuro, acreditando que este “aproveitará cada vez mais e melhor a tecnologia e os meios disponíveis, oferecendo maior segurança, conforto e bem-estar aos doentes, sem colocar em causa a humanização de cuidados”.

Paulo Silva, membro do Grupo de Trabalho responsável pelas diferentes efemérides que vêm assinalando o 60º aniversário do São João, foi o representante do mesmo, referindo que para si “é um orgulho pertencer a esta casa”, sentindo verdadeiramente o significado do que é “Ser São João”. Ressalvou a “importância de dar viva voz a todos”, contribuindo para a melhoria da instituição na ótica quer de utentes, como de profissionais e que o resultado estava à vista na quantidade de candidaturas recebidas, onde “todos querem um hospital melhor, agregador de pessoas para pessoas”. Antes de terminar a sua intervenção lançou ainda o desafio de uma 2ª edição da iniciativa.

Carlos Dias, Presidente da Associação de Voluntáriado do Hospital de São João felicitou todos os participantes e destacou a forma empenhada como a AVHSJ se encontra sempre disponível para apoiar os utentes e os profissionais do São João.

Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do São João, fez questão de sublinhar esta que era “a ideia das ideias, promovia o envolvimento dos profissionais, e que resultou numa elevada participação, com candidaturas bem estruturadas, preparadas por grupos de profissionais, com vista a melhorar a prestação de cuidados de saúde no CHUSJ, centradas no superior interesse dos cidadãos”, referindo que “todos os esforços serão feitos para concretizar vários dos projetos apresentados”, no sentido de transformar a instituição e prepará-la para o futuro.