Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Permissão de um acompanhante de crianças internadas, utentes grávidas/puérperas e doentes em fase terminal

10 de Março de 2020
Covid19 intra 1 1024 550

Na sequência da determinação da Direção Geral da Saúde relativa à suspensão temporária das visitas nos Hospitais, considerando as especificidades de algumas situações, informamos que, cumprindo a determinação formal da Autoridade de Saúde de Âmbito Regional, as crianças, os doentes em fase terminal e as utentes grávidas/puérperas poderão ter um acompanhante.

No entanto, tendo em conta a atual situação epidemiológica, estes visitantes serão sujeitos a procedimentos rigorosos à entrada da instituição, visando impedir a transmissão de eventual doença infeciosa.

Assim, informamos que apenas um acompanhante por utente que se enquadra nas três situações descritas acima será autorizado a entrar nas instalações do CHUSJ. À sua chegada ao Hospital, dirija-se à receção de acompanhantes para validar a permissão e levantar o cartão.

De seguida, será encaminhado para o rastreio de medição da temperatura corporal e ser-lhe-à efetuado um breve inquérito sobre sintomas respiratórios. No caso de ser detetada alguma alteração, não poderá de entrar, sendo-lhe recomendada a restrição de contactos sociais, no sentido de promover a segurança e a proteção de doentes e profissionais de saúde. Caso contrário, será autorizado a acompanhar o utente internado.

Lembramos a importância da etiqueta respiratória (proteção da boca e nariz com o cotovelo em caso de tosse e espirro) e da higiene das mãos à entrada e à saída da instituição, efeito para o qual poderá encontrar dispensadores de solução alcoólica colocados em vários locais do Hospital.