Plano de Contingência CHUSJ - Novas Medidas

12 de Março de 2020
Planocontingenciab site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário de São João, nesta fase da infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), tem vido a implementar um conjunto de medidas de prevenção, de acordo com o plano de contingência em vigor e com as recomendações nacionais e internacionais, com o objetivo de garantir a segurança dos utentes, acompanhantes e profissionais de saúde.

As medidas entram imediatamente em vigor.

Acesso às instalações

• O acesso da comunidade não profissional ao CHUSJ será efetuado pelo Atrium da Hospitalidade (entrada norte), sujeito a preenchimento de inquérito epidemiológico e medição de temperatura corporal;
  • A entrada poente servirá apenas o Serviço de Urgência de Obstetrícia e Doenças Infecciosas;
  • As entradas do Centro de Ambulatório (CAM) e do Hospital de Dia funcionarão normalmente, mas deixa de ser permitida a passagem de não-profissionais, para o edifício principal do CHUSJ.
  • Fica suspensa a realização de registo biométrico através dos terminais disponíveis, pelos profissionais do CHUSJ, sendo disponibilizada na intranet informações sobre como proceder para registar a assiduidade.
  • Todos os profissionais devem avaliar a temperatura corporal no inicio e no fim de cada turno e reportar ao Serviço de Saúde Ocupacional em caso de hipertermia ou sintomas respiratórios.

Atividade clínica não urgente

• Suspensão de toda a atividade clínica não urgente, nomeadamente consultas externas, intervenções cirúrgicas, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, até ao dia 31 de março.
  • Apenas deve ser realizada atividade programada em casos clinicamente relevantes, cuja suspensão coloque em risco de vida o utente ou existir risco de prejuízo grave por ausência de intervenção.
  • Devem ser privilegiadas as consultas não presenciais, sempre que tal for clinicamente adequado.

Atividades de suporte

• Limitação de toda a atividade presencial dos serviços de suporte, devendo ser utilizados meios alternativos (telefone, email, correio interno), nomeadamente para o Serviço de Gestão de Recursos Humanos, Serviços Financeiros, Serviço de Sistemas e Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação, RAI, Serviço de Aprovisionamento, Serviço de Instalações e Equipamentos, entre outros considerados adequados.

Rede Wi-Fi

• Abertura da rede Wi-Fi a utentes e acompanhantes, em toda as áreas do CHUSJ (SaoJoaoWiFi), para permitir um contacto mais fácil entre os utentes internados e os seus familiares e amigos, bem como entre os profissionais do hospital.

Apoio psicológico

• O CHUSJ, através de uma equipa multidisciplinar, está a prestar apoio psicológico a doentes internados, bem como aos seus familiares e a aos profissionais de saúde, com o objetivo de os tranquilizar relativamente a receios face à situação epidemiológica que enfrentamos, bem como ao contexto do isolamento social.

O Centro Hospitalar Universitário de São João apela à consciencialização e colaboração de toda a comunidade, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS): https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx.

Os próximos tempos serão muito difíceis, mas temos a certeza de que os profissionais do CHUSJ estarão à altura das suas enormes responsabilidades.

Conselho de Administração