São João presta apoio psicológico a doentes internados com Covid-19 e familiares

17 de Março de 2020
Psicologos site 1 1024 550
Tendo presente a situação dos doentes internados no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) devido à infeção por Covid-19, o Serviço do Psicologia elaborou um protocolo de intervenção psicológica junto das pessoas afetadas pelo vírus e seus familiares.

Os casos confirmados pelo Serviço de Doenças Infeciosas do CHUSJ são encaminhados para a especialidade de Psicologia da Saúde e avisados pela equipa assistencial que irão ser contactados telefonicamente por psicólogos do CHUSJ para a realização de uma avaliação de rastreio psicológico.

“Uma equipa constituída, atualmente, por 9 psicólogos do CHUSJ efetua uma entrevista clínica breve do estado emocional a cada utente internado, procurando medir o seu grau de sofrimento emocional (termómetro de Sofrimento Emocional), através da seguinte questão: Tendo em conta este acontecimento, como está a vivenciá-lo emocionalmente? Em determinadas situações, decorrendo do nível de sofrimento, é aplicado um outro instrumento, o Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS)”, explica Eduardo Carqueja, diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ. Com estas avaliações e a entrevista psicológica breve, estrutura-se o tipo de intervenção para cada doente.

Para além disso, os utentes recebem material elaborado, especificamente para esta situação, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses para lidarem melhor com a situação de isolamento como panfletos e vídeos.

Segundo Eduardo Carqueja, “se a equipa detetar a presença de ansiedade e/ou depressão ou mesmo outra perturbação psicológica, é realizada uma intervenção psicológica através de contacto telefónico, Skype ou vídeo chamada, em que podem ser ativadas as técnicas de escuta ativa, psicoterapia breve e mindfulness. Se não for registada nenhuma perturbação, o termómetro de sofrimento emocional é aplicado uma vez por semana ou quando suspeita de agravamento do estado emocional. Este apoio psicológico é disponibilizado também para os familiares dos utentes internados.”

Este protocolo está disponível para ser replicado em todos os hospitais que possuem doentes internados infetados pelo Covid-19.