FAUP apresenta ideias para a requalificação do Pátio Nascente do Pólo do Porto do CH São João

12 de Julho de 2013
Workshop arquitectura 1 1024 550

De um sonho antigo de revitalizar o Pátio Nascente do Pólo do Porto do CH de São João, surgiu o workhsop/concurso de ideias, desafio lançado à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) para encontrar a melhor forma de reaproveitar, modernizar e humanizar este espaço.

O concurso, integrado num workshop com duração de uma semana, destacou quatro propostas elaboradas pelos estudantes da FAUP, das quais uma foi considerada pelo júri, composto por professores do curso, a mais adequada e arrojada.

“Ficou patente o esforço, dedicação e entusiasmo que os estudantes, individualmente e em grupo, prestaram no encontro de ideias, lógicas, impulsos, análises e sínteses durante a semana em que decorreu o workshop” afirmou um membro do júri.

O Júri da prova considerou, ainda, que “tratando-se de um tema de difícil tratamento, com recortes muito específicos e quase únicos, não deixou de ser tratado pelas equipas de trabalho com a devida elaboração e profundidade, no encontro das possibilidades de tornar o Pátio Nascente do Hospital um local mais humanizado e mais participativo da vida desta importante instituição do Porto.”

O primeiro lugar foi atribuído ao trabalho do grupo constituído pelos estudantes Maria Teresa Almeida, Pedro Bragança, Nuno Reis Pereira, Filipa Araújo.

Segundo o júri, “esta proposta possui uma grande clareza nos princípios enunciados além de uma apreciável coerência formal na respetiva materialização; apesar de esta proposta estar claramente numa fase de concretização bastante embrionária, reveladora de incongruências materiais e de impossibilidades (patentes até ao nível da análise das várias peças desenhadas), constitui-se como uma ideia muita clara, de forte plasticidade e que reflete um entendimento contemporâneo relativamente à linguagem e expressão arquitetónica do espaço exterior proposta pelo volume sugerido; é a proposta que melhor trabalha o tema subjacente ao inevitável diálogo de contrários que constituiria sempre a construção de algo "novo” e ‘moderno’, circunscrito por uma "arquitetura" de qualidade e força indesmentível.

As quatro propostas vencedoras estão expostas no corredor de acesso ao Átrio do piso 2 do Hospital. A ideia vitoriosa está materializada numa maqueta que permite ter uma noção aproximada do projeto concluído.

Embora este projeto não venha, nesta fase, a sair do papel, as propostas foram apresentadas e discutidas numa sessão no passado dia 19 de junho, tendo a Administração do Centro Hospitalar de São João apreciado todas as ideias consideradas finalistas do concurso.