Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João será primeiro Centro de Formação de NIDCAP (Neonatal Individualized Care and Assessment Program) em Portugal

13 de Junho de 2013
Nidcap 1 1024 550

Em 2014, o Centro Hospitalar de São João inaugurará o Centro de Formação do Serviço de Neonatologia. Este será o primeiro e único centro português integrado na rede NIDCAP (Newborn Individualized Developmental Care and Assesment program).

Com o intuito de implementar os cuidados individualizados centrados no desenvolvimento do recém-nascido prematuro em Portugal, bem como dar suporte às famílias destas crianças e aos profissionais que trabalham nas unidades de Neonatologia, o centro de formação destina-se a todos os profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Neonatologias entre os quais: médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros.

“A candidatura a Centro de Formação do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar São João foi formalizada e aceite pela Federação Internacional de NIDCAP em Janeiro de 2013. A supervisão do processo de implantação e desenvolvimento do Centro decorrerá em 2013”, explica Hercília Guimarães, Diretora do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar de São João.

O programa NIDCAP foi criado para permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco. Um dos objetivos fundamentais do programa NIDCAP é fornecer um apoio á formação dos profissionais das unidades de cuidados intensivos neonatais que desejem oferecer cuidados numa perspetiva individualizada, centrada na família e no desenvolvimento neurocomportamental do bebé prematuro. 

Integram o grupo de formadores, alguns dos quais ainda em formação, a Drª Fátima Clemente, a Drª Ana Vilan, a Mestre Enfª Madalena Ramos, a Enfª Carla Castro, a Enfª Lígia Silva, a Enfª Florbela Neto e a psicóloga DrªSara Almeida.

A Federação Internacional NIDCAP (NIF), uma organização profissional, sem fins lucrativos, sediada na Harvard Medical School e no Brigham and Woman´s Hospital and Children´s Hospital em Boston é a agência responsável por supervisionar a qualidade da formação nos diferentes centros.

A formação NIDCAP está atualmente disponível em 16 centros: dez nos Estados Unidos da América, cinco na Europa e um na América do Sul.

“Com a abertura do Centro de Formação NIDCAP no Centro Hospitalar de São João pretende-se divulgar o programa entre os profissionais em Portugal, aumentando o número de profissionais certificados. Sendo esta formação longa e exigente parece-nos que a proximidade entre formadores e formandos, a facilitação em termos de língua assim como a diminuição dos encargos financeiros, serão mais-valias para o nosso país”, afirma Hercília Guimarães.