São João será primeiro Centro de Formação de NIDCAP (Neonatal Individualized Care and Assessment Program) em Portugal

13 de Junho de 2013
Nidcap 1 1024 550

Em 2014, o Centro Hospitalar de São João inaugurará o Centro de Formação do Serviço de Neonatologia. Este será o primeiro e único centro português integrado na rede NIDCAP (Newborn Individualized Developmental Care and Assesment program).

Com o intuito de implementar os cuidados individualizados centrados no desenvolvimento do recém-nascido prematuro em Portugal, bem como dar suporte às famílias destas crianças e aos profissionais que trabalham nas unidades de Neonatologia, o centro de formação destina-se a todos os profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Neonatologias entre os quais: médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros.

“A candidatura a Centro de Formação do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar São João foi formalizada e aceite pela Federação Internacional de NIDCAP em Janeiro de 2013. A supervisão do processo de implantação e desenvolvimento do Centro decorrerá em 2013”, explica Hercília Guimarães, Diretora do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar de São João.

O programa NIDCAP foi criado para permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco. Um dos objetivos fundamentais do programa NIDCAP é fornecer um apoio á formação dos profissionais das unidades de cuidados intensivos neonatais que desejem oferecer cuidados numa perspetiva individualizada, centrada na família e no desenvolvimento neurocomportamental do bebé prematuro.

Integram o grupo de formadores, alguns dos quais ainda em formação, a Drª Fátima Clemente, a Drª Ana Vilan, a Mestre Enfª Madalena Ramos, a Enfª Carla Castro, a Enfª Lígia Silva, a Enfª Florbela Neto e a psicóloga DrªSara Almeida.

A Federação Internacional NIDCAP (NIF), uma organização profissional, sem fins lucrativos, sediada na Harvard Medical School e no Brigham and Woman´s Hospital and Children´s Hospital em Boston é a agência responsável por supervisionar a qualidade da formação nos diferentes centros.

A formação NIDCAP está atualmente disponível em 16 centros: dez nos Estados Unidos da América, cinco na Europa e um na América do Sul.

“Com a abertura do Centro de Formação NIDCAP no Centro Hospitalar de São João pretende-se divulgar o programa entre os profissionais em Portugal, aumentando o número de profissionais certificados. Sendo esta formação longa e exigente parece-nos que a proximidade entre formadores e formandos, a facilitação em termos de língua assim como a diminuição dos encargos financeiros, serão mais-valias para o nosso país”, afirma Hercília Guimarães.