Serviço de Hospitalização Domiciliária comemora excelentes resultados clínicos após um ano de existência

07 de Maio de 2020
Um ano shd site 1 1024 550

Neste primeiro ano de atividade, o Serviço de Hospitalização Domiciliária (SHD) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) atingiu uma lotação de 10 doentes e foram admitidos um total de 198 pessoas, com uma média de idades de cerca de 75 anos.

Do universo de pessoas que beneficiaram dos serviços do SHD, cerca de metade apresentavam uma incapacidade funcional grave, inspirando cuidados ao nível do risco de úlceras de pressão e de queda. Cerca de 50% dos utentes com patologia funcional motora, respiratória e auto cuidados, motivaram assistência ao nível da enfermagem de reabilitação.

“A equipa de saúde interveio, sobretudo, na gestão clínica dos doentes agudos com patologias de complexidade elevada para tratamento no domicílio, mas também na literacia em saúde ao doente e cuidador”, explica Carlos Dias, diretor do SHD.

De acordo com o clínico, “as pessoas admitidas no SHD foram transferidas dos vários serviços de internamento, como o Serviço de Medicina Interna do CHUSJ, de onde vieram a maioria dos doentes. A taxa média de dias de internamento foi de cerca de 9 dias e a taxa de readmissão ao hospital ronda os 6%.”

“Estes resultados foram conseguidos com o empenho, dedicação e resiliência de toda a equipa (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistente social, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e todos os colaboradores diretos do polo de Valongo)”, conclui Carlos Dias.