Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Voluntários da Fundação Infantil Ronald McDonald fazem videoclip à distância

08 de Maio de 2020
Voluntarios frm site 1 1024 550

Mais de 50 voluntários da Fundação Infantil Ronald McDonald mostram as “razões para continuar a sorrir” num vídeo criado para o hino da instituição, que procura passar uma mensagem de esperança a todos os portugueses.

É nas Casas Ronald McDonald que os voluntários da Fundação se dedicam regularmente às famílias que lá se encontram, temporariamente deslocadas das suas zonas de residência pelos tratamentos hospitalares prolongados das suas crianças. Face à situação da COVID-19 e à suspensão das atividades presenciais de auxílio aos residentes, os voluntários uniram-se numa onda de apoio à distância, criando um vídeo para a música “A Sorrir”, o hino da Fundação Infantil Ronald McDonald. Ilustrando a letra da canção, um após o outro os voluntários prestam o seu contributo numa mensagem de esperança que vai além do habitual contexto das famílias e se espalha a todas as pessoas que enfrentam as dificuldades causadas pela pandemia.

O hino “A Sorrir”, música de Paulo Vintém e Licínio Pereira, foi apresentado pela primeira vez na cerimónia de inauguração da Casa Ronald McDonald do Porto, em novembro de 2013.

Declarações de Gonçalo Barata, Diretor Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald:
“A dedicação dos nossos voluntários é imune ao distanciamento social em que vivemos. Longe das Casas Ronald McDonald onde passam horas intensas todas as semanas, foi neste registo audiovisual que encontraram a alternativa mais impactante para cumprir o seu sentido de missão, uma resposta que nos emociona pelo carinho e lealdade para com as famílias que apoiamos. Esperamos que esta corrente de força e alegria chegue a todos os portugueses.”

Sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal:

A Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal foi fundada em 2000, tendo logo no ano seguinte sido oficialmente reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública. As Casas Ronald McDonald de Lisboa (inaugurada em 2008 apoia o Centro Hospitalar Lisboa Central) e do Porto (inaugurada em 2013 apoia o Centro Hospitalar Universitário S. João e o IPO-Porto) e o Espaço Familiar Ronald McDonald (inaugurado em 2017 apoia o Hospital Santa Maria, em Lisboa), as três infraestruturas apoiaram até agora de forma totalmente gratuita mais de 3.500 famílias e são atualmente os principais projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald em Portugal.

Carinhosamente tratadas como “a casa longe de casa” durante o tratamento hospitalar das crianças, as Casas Ronald McDonald do Porto e de Lisboa e o Espaço Familiar Ronald McDonald dispõem das comodidades de conforto de uma residência com uma zona de cozinha, zonas de descanso, de lavandaria e espaços comuns, onde os pais por momentos se esquecem de toda a vivência hospitalar. Paralelamente, muitos voluntários promovem diversas atividades em prol do conforto e da melhoria da experiência hospitalar destas famílias. Integradas na rede mundial da Ronald McDonald House Charities, espalhadas pelos cinco continentes em mais de 45 países, as 374 Casas Ronald McDonald e os 260 Espaços Familiares Ronald McDonald acolhem anualmente mais de 3,5 milhões de crianças e suas famílias.

A Fundação defende que uma criança doente é uma família doente, e por isso acredita que quando se muda a vida de uma criança, se muda a vida de uma família.
Site: www.fundacaoronaldmcdonald.com 
Facebook: www.facebook.com/fundacaoronaldmcdonald