São João integra projeto europeu de Inteligência Artificial para diagnóstico da Covid-19

14 de Maio de 2020
Projeto ai covid site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) é o único hospital português a integrar o projeto europeu que visa ajudar os serviços de Radiologia dos Hospitais públicos a lidar com o grande número de pacientes com COVID-19 que a eles tem recorrido. Este projeto consiste na utilização de um sistema de Inteligência Artificial (AI) capaz de analisar rapidamente as tomografias computadorizadas (TAC) destes pacientes e verificar se existem sinais sugestivos de infeção por COVID-19, bem como fornecer informação prognóstica da evolução dos sintomas. Este sistema foi aprovado pela British Standards Institution.

Com o apoio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), o CHUSJ foi escolhido para fazer parte do projeto por ser o hospital português que acompanha mais doentes com COVID-19 e por ser pioneiro, em Portugal, no recurso à TAC torácica, no rastreio de casos suspeitos de COVID-19, em contexto de Serviço de Urgência, tendo no inicio da epidemia instalado um equipamento dedicado a esse fim. A TAC Torácica "devido à sua maior sensibilidade, pode sugerir o diagnóstico e avaliar de modo mais fidedigno a extensão da doença. Permite deste modo uma melhor estratificação do risco dos pacientes e fornece informação imagiológica mais completa nos casos complexos dos doentes em estudo", explica António Madureira, diretor do Serviço de Radiologia do CHUSJ.

Durante cerca de 12 meses, a Comissão Europeia (CE) suportará todos os custos pela prestação do serviço aos hospitais participantes. Se este exercício for bem sucedido, a CE considera oferecer suporte a muitos outros hospitais com a mesma solução ou soluções semelhantes por meio de futuros instrumentos de financiamento.