Utentes internados no CHUSJ mantêm contacto com familiares através de videochamadas

28 de Maio de 2020
Senhora com tablet site 1 1024 550

Uma utente de 106 anos, internada no Serviço de Ortopedia devido a uma fratura, manteve o contacto com o filho de cerca de 80 anos, através de videochamada realizada a partir de um tablet que o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) disponibiliza aos utentes internados, para colmatar o facto de não receberem visitas devido à pandemia da COVID-19.

"As equipas de enfermagem informam os utentes internados da existência deste serviço e apoiam-nos na utilização dos tablets e telemóveis para além de providenciarem a desinfeção dos equipamentos, após cada utilização", explica Duarte Marcelo, enfermeiro-chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHUSJ.

Segundo este responsável de enfermagem, "esta medida contribuiu para amenizar os níveis de ansiedade e intranquilidade dos utentes internados por não receberem visitas dos seus familiares e amigos, no âmbito das restrições impostas pelo plano de Contingência da COVID-19."

O Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação do São João preparou os equipamento para que pudessem ser cedidos pelos Serviços Clínicos aos utentes intenados no CHUSJ, em que é disponibilizado um tablet ou smartphone para videochamada, utilizando as aplicações Skype ou Whatsapp, para que estes possam manter o contacto com os seus familiares.

Esta iniciativa contou com o apoio das empresas Decunify e iSystems que de forma solidária ofereceram os dispositivos ao CHUSJ.