Intervenção Psicológica para Profissionais de Saúde - Modelo APL (Antecipar, Planear e Lidar com Eficácia)

15 de Junho de 2020
Intervencaopsicologos site 1 1024 550

Na atual situação de pandemia, a saúde física e psicológica dos profissionais de saúde merece especial atenção, estando estes mais vulneráveis a problemas de saúde psicológica, devido à forte exposição ao stress (Xiang et al,2020). O risco é acrescido nos que estiveram em quarentena e retornam ao trabalho (Brooks et al,2020). Em resposta, o Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João elaborou, desde o início de março, uma linha de apoio telefónico privilegiado com os profissionais de saúde. No seu seguimento, propõe-se nesta intervenção a adaptação do modelo APD - Anticipate, Plan and Deter Responder Risk and Resilience Model - (Schreiber, M. 2019)) implementado na China e em situações anteriores de crise epidémica (e.g. Ébola), que contempla um plano de gestão do stress, respetiva auto-monitorização e apoio na mobilização de recursos de resiliência pessoal.

Folheto APL (editável)

Questionário Modelo APL