Vhils homenageia os profissionais do SNS com obra no São João

19 de Junho de 2020
Inaug vhils site 1 1024 550

O mural produzido por Vhils - Linha da Frente: Projeto Scratching the Surface” - nas instalações do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, retrata dez profissionais de vários grupos e funções profissionais. Trata-se de uma parede esculpida em baixo-relevo.

A disposição das pessoas na composição, lado-a-lado, visa simbolizar não só o conceito de linha da frente mas também a cooperação e o trabalho em equipa.

“Os rostos destas pessoas – os verdadeiros heróis do dia-a-dia, que são muitas vezes esquecidos – foram assim gravados na memória das paredes do hospital, de modo a sublinhar quer a sua importância individual quer a importância do Serviço Nacional de Saúde”, destaca Alexandre Farto (Vhils), que acrescenta que “a obra é um agradecimento e uma sentida homenagem, em meu nome e em nome da equipa do Vhils Studio, a todos aqueles que se encontram na linha da frente, quer da presente pandemia quer dos cuidados de saúde diários, pela importância que têm na vida de cada um de nós. É um enaltecer da coragem, da dedicação e do altruísmo com que colocam as suas vidas em risco pela defesa das nossas.”

Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, assinala que “os profissionais do Centro Hospitalar Universitário de São João demonstraram um inexcedível espírito de missão e foram incansáveis na resposta à pandemia de COVID-19. Este magnífico mural de Vhils, que representa os rostos que estiveram na linha da frente, corresponde a um desejo e a um desafio lançado pelo Conselho de Administração, como forma de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação. Esse sentimento ficará para sempre gravado na pedra, na entrada da instituição, onde poderá ser visto, todos os dias, por milhares de profissionais e utentes. A mensagem mais importante e que nunca poderá ser esquecida é que o maior ativo do nosso hospital são os seus recursos humanos.”

A partir de hoje, esta nova e simbólica linha da frente irá acompanhar todas as pessoas que entrarem ou saírem do CHUSJ, pelo Atrium de Hospitalidade, “de modo a não nos esquecermos daqueles que trabalham para o bem-estar da população, no apoio e serviço à comunidade”, afirma Vhils.

“Gostaria de expressar o meu profundo agradecimento a todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente neste projeto, assim como a todos os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde e a todos os profissionais de saúde de todo o mundo”, conclui Vhils.

Colaboradores representados no mural da autoria do vhils 1 1024 2500
Mural de agradecimento aos colaboradores do sns realizado por vhils 1 1024 2500