São João desenvolve primeira aplicação portuguesa para a monitorização da Heparina

08 de Julho de 2013
App heparina 1 1024 550

Para auxiliar o processo de prescrição da dosagem de Heparina nos mais variados contextos clínicos, o Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João desenvolveu uma ferramenta eletrónica em parceria com a IT Sector – Sistemas de Informação, SA.
Trata-se da primeira aplicação portuguesa de Smartphone para a monitorização da Heparina e pode ser gratuitamente obtida na App Store ou no Google Play e ser usada por qualquer profissional de saúde, no seu Smartphone.

De forma intuitiva, a aplicação apoia o profissional nos cálculos das dosesde Heparina que tiver de prescreverna sua atividade profissional.

De acordo com o Professor Fernando Araújo, Diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João e gestor do projeto: “A Heparina não fracionada possui uma janela terapêutica reduzida e quando usada por via endovenosa o seu efeito apresenta grande variabilidade individual pelo que os seus níveis de aPTT devem ser cuidadosamente monitorizados.”
“Os normogramas baseados no peso do doente foram desenvolvidos para facilitar o ajuste da prescrição, melhorando a eficácia e a segurança, permitindo atingir de forma mais rápida, níveis terapêuticos de aPTT, o que se traduz em menor número de eventos tomboembólicos recorrentes”, explicou ainda o Diretor de Serviço.

A aplicação tem ainda a capacidade de fornecer informação sobre trombocitopenia induzida pela heparina e resistência à heparina.