Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Médicos do São João participam em estudo premiado sobre o impacto da pré-diabetes na função renal

30 de Setembro de 2020
Grupo de  m dicos endocrinologistas do chusj  autor do estudo premiado   foto de 2018 1 1024 550

O trabalho "Impaired Fasting Glucose and Chronic Kidney Disease, Albuminuria, or Worsening Kidney Function: A Secondary Analysis of SPRINT" premiado pela Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) como a melhor publicação no ano de 2019, contou com a participação de Davide Carvalho, João Sérgio Neves e Ana Oliveira (Da esquerda para a direita na foto datada de 2018), médicos endocrinologistas do CHUSJ.

De acordo com João Sérgio Neves, "este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da pré-diabetes na função renal. Apesar de estar bem estabelecido que a diabetes é um dos principais fatores de risco para doença renal, o papel da pré-diabetes permanecia incerto. O nosso trabalho teve por base a análise secundária de um ensaio clínico internacional multicêntrico denominado 'Systolic Blood Pressure Intervention Trial (SPRINT)'."

Os autores compararam a progressão da doença renal em doentes hipertensos com e sem pré-diabetes e concluíram que a população com pré-diabetes não apresenta um risco significativamente aumentado de doença renal.

"Os resultados do estudo são importantes para a prática clínica por salientarem que, em populações com pré-diabetes, o risco de doença renal parece estar mais associado a outros fatores de risco, particularmente a hipertensão, e não necessariamente como consequência direta da pré-diabetes. Neste grupo populacional, o principal foco de intervenção deverá ser o adequado controlo global dos fatores de risco para doença renal e a prevenção da progressão da para diabetes que comprovadamente se associa a elevado risco de doença renal", explica o clínico.

A APE atribui um prémio anual ao melhor trabalho de investigação em epidemiologia (populacional, clínica ou translacional) realizado em Portugal e publicado ou aceite para publicação.

Foto de 2018.