São João Farma2Care abrange novas patologias

02 de Outubro de 2020
Farma2care site 1 1024 550

Os utentes do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) portadores de cancro da mama ou esclerose múltipla poderão, a partir de hoje, 2 de outubro, levantar a medicação numa farmácia comunitária da sua preferência. Este é um novo alargamento no âmbito do projeto Farma2Care, iniciado em dezembro de 2019, com doentes com infeção por VIH/Sida.

O Farma2Care é um projeto do CHUSJ, em parceria com a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA), que visa o aumento da proximidade e contribui para a adesão dos doentes à terapêutica. Este programa consiste na dispensa de medicação, habitualmente cedida nas farmácias hospitalares, em farmácias comunitárias, substituindo a deslocação obrigatória dos doentes ao CHUSJ exclusivamente para este fim.

Com esta nova iniciativa, que valoriza o papel das farmácias comunitárias enquanto agentes de prestação de cuidados, o CHUSJ dá mais um passo para corresponder aos problemas e necessidades concretas das pessoas que beneficiam dos cuidados de Saúde que disponibiliza, optando, cada vez mais, pela melhoria da sua qualidade e proximidade.