Dia Mundial da Saúde Mental 2020

09 de Outubro de 2020
Dmsm 2020 site 1 1024 550

A primeira vez que se comemorou o dia Mundial da Saúde Mental foi em 1992, no dia 10 de outubro, por iniciativa da World Federation for Mental Health.

Desde essa data que em todo o Mundo se celebra, neste dia, a SAÚDE MENTAL.

Neste ano de 2020 o tema escolhido por esta organização internacional é: "SAÚDE MENTAL para todos, maior investimento - mais acesso".

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os diferentes governos têm investido na Saúde Mental apenas 3% dos seus orçamentos para a saúde, o que é considerado insuficiente para os níveis de cuidados que esta área necessita. Importa hoje, mais do que nunca, um maior equilíbrio na distribuição dos orçamentos disponíveis para a Saúde em geral, que permita aumentar os investimentos tão necessários na Saúde Mental, para que seja melhorado o acesso aos cuidados na área e combatida a discriminação do doente mental.

A pandemia COVID-19 coloca novos desafios exigindo um investimento acrescido numa SAÚDE MENTAL que se pretende prioritária e GLOBAL.

Unamos esforços para que esta área em particular disponha dos meios necessários, sem os quais não existirá equidade, bem-estar individual e coletivo. Também desta forma, nós os que hoje aqui estamos e que aqui hoje cuidamos na área da Saúde Mental, homenageamos e preservamos a memória, a coragem moral e intelectual de todos aqueles que, na História da Psiquiatria em Portugal e também no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de São João, no passado o realizaram.

Rosario Curral

Poster 1 1024 2500