Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

“Conversa sobre aleitamento materno” sensibiliza para a importância desta prática

07 de Outubro de 2013
Semana amamentacao 1 1024 550

A Semana do Aleitamento Materno decorre de 7 a 11 de Outubro e iniciou-se com uma conversa informal que reuniu no dia 7, no Atrium Hospitalidade do CH São João, profissionais da área de Obstetrícia e recém-mamãs que aceitaram partilhar com a plateia um pouco da sua experiência no processo de aleitamento materno.

Nesta “conversa sobre aleitamento materno”, os profissionais de saúde presentes tentaram desmitificar esta prática que suscita, ainda, tantas dúvidas e sobre a qual se criaram inúmeras ideias erradas. Os serviços de Obstetrícia dos hospitais têm, neste momento, o desafio de esclarecer as mães para que não desperdiçem a oportunidade de proporcionar mais saúde ao seu rebento como também a si próprias.

De acordo com a Profª. Isabel Campos, Médica Obstetra e, entre outras atividades, formadora em Aleitamento Materno, “os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, tanto para o bebé ao nível imunitário bem como para a mãe porque foi demonstrado que minora os riscos de cancro da mama ou doenças cardio-vasculares”.

A Enfª Lourdes Francisco, enfermeira especialista em saúde materna, afirmou que “é fundamental que as mães sejam sensibilizadas para a importância do aleitamento materno. É uma luta diária na minha vida profissional que só poderá ser vencida se os hospitais espalharem esta mensagem e derem condições às mães para realizar o aleitamento materno de forma correta e esclarecida.”

As recém-mães deram conta das suas vivências neste processo de aleitamento que acabou por ser bem-sucedido tendo surgido mais ou menos dificuldades vencidas muitas vezes pelo facilitismo de optar por vias artificiais de alimentar o bebé.

As conversas sobre estas temáticas prosseguem ao longo de toda a semana em diversos espaços tais como a consulta de Obstetrícia (dia 8/10: como amamentar, dia 9/10: Dificuldades na amamentação e dia 11/10: Extração e conservação do leite materno; sempre às 10h30), o Internamento de Obstetrícia, onde os mesmos temas serão abordados (dias 7, 9 e 11 respetivamente, sempre às 13 horas), e o Serviço de Neonatologia (dia 7/10: …no apoio às mães que amamentam, 8/10: Amamentar o prematuro-relação de proximidade; dia 9/10:Extração e conservação do leite materno, dia 10/10:A massagem-estratégia de continuidade e dia 11/10: De mãe para mãe-uma oportunidade de partilha; sempre às 15 horas).