Projeto de monitorização dos casos de Covid-19 do São João obtém Prémio Saúde Sustentável

27 de Outubro de 2020
Premio saude sustentavel site 1 1024 550

O projeto ”Monitorização COVID-19” do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi o vencedor da 9ª edição do Prémio Saúde Sustentável, na categoria de Transição Digital.

Este projeto desenvolvido no âmbito do Centro de Gestão de Informação, com o Serviço de Inteligência de Dados do CHUSJ, consiste no desenvolvimento de uma ferramenta que permite a monitorização de toda a atividade assistencial de COVID-19. Esta é realizada em tempo real com a disponibilização da informação dos utentes no serviço de urgência, internamento e Unidade de Cuidados Intensivos, bem como o seu acompanhamento em Ambulatório.

"A ferramenta permite acompanhar o movimento destes utentes dos dias seguintes em toda a atividade programada permitindo separar os fluxos de utentes nos circuitos internos e faz, ainda, uso de um modelo preditivo desenvolvido internamente, com uma previsibilidade de 10 dias, da afluência de pessoas, distinguindo a necessidade de recursos para cada nível de cuidados e permitindo a adaptação do plano de contingência", explica Maria João Campos, diretora do Centro de Gestão de Informação do CHUSJ.

Os resultados obtidos com a implementação deste projeto traduzem o desempenho global do CHUSJ que assumiu e centralizou a resposta à pandemia na região norte e foi referência para muitas decisões centrais e modelo de organização para outras estruturas hospitalares.

Garantir a assistência às pessoas com infeção por SARS-CoV-2, contribuir para a continuidade dos cuidados de saúde na região, evitar a falência da resposta em saúde, tratando pessoas referenciadas por outras instituições, prestando serviços ao exterior, bem como manter, tanto quanto possível, a atividade regular do CHUSJ, foram os principais objetivos do CHUSJ que o projeto permitiu atingir.

Este projeto também foi distinguido com uma menção honrosa, pelo Prémio Healthcare Excellence, edição especial COVID-19, promovido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).