Médico do CHUSJ distinguido por desenvolvimento de biomarcadores para identificar asma em crianças e adultos

05 de Novembro de 2020
Asma isite 1 1024 550

Trabalho reconhecido pela Ordem dos Médicos assenta no desenvolvimento e validação de biomarcadores não invasivos, rápidos e simples de obter e que possam ser utilizados no auxílio à decisão clínica.

A Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) vai distinguir o médico do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e investigador André Moreira com o “Prémio Banco Carregosa/SRNOM” pelo desenvolvimento de biomarcadores no ar exalado (expirado) para identificar asma em crianças e adultos.

Este trabalho, publicado em três artigos originais, "assenta no desenvolvimento e validação de biomarcadores não invasivos, rápidos e simples de obter e que possam ser utilizados no auxílio à decisão clínica quer para diagnóstico, quer para endotipar a doença, E, assim, de forma personalizada é possível decidir o plano terapêutico", referiu André Moreira.

“O objetivo comum foi desenvolver e validar um método não invasivo de avaliação clínica relacionada com o diagnostico, fenotipagem e endotipagem de asma“, disse o investigador, Em todos os trabalhos foi obtida aprovação da Comissão de Ética, os participantes ou os seus cuidadores deram o seu consentimento informado e todos os procedimentos foram em respeito da Convenção de Helsínquia, garantiu ainda.

A entrega de prémios acontece hoje, pelas 21:30, no salão nobre da SRNOM, no Porto, e contará com a presença do presidente da câmara municipal, o independente Rui Moreira, e o ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas, que fará uma conferência via “streaming”.

Na sua 4.ª edição, o “Prémio Banco Carregosa/SRNOM” foi criado para premiar trabalhos ou projetos na área da investigação clínica.