Revista científica de elevado índice de impacto publica artigo sobre estudo de médicos do São João

11 de Novembro de 2020
The lancetc site 1 1024 550

A "The Lancet", uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo, publicou, esta semana, um caso clínico realizado por dois médicos do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) sobre uma técnica usada numa urgência por queda da pálpebra (ptose) e visão dupla (diplopia).

Nas palavras de Rui Araújo e Leonor Dias, autores do caso clínico: "O artigo refere-se a um caso clínico de urgência por queda da pálpebra (ptose) e visão dupla (diplopia). Foi realizada a aplicação de uma pequena placa de gelo sobre o olho do doente. Esta manobra denomina-se ice-pack test. A positividade deste teste simples, indolor e gratuito é muito sugestivo de um diagnóstico de miastenia gravis, que se veio a confirmar mais tarde, não obstante os exames iniciais serem negativos."

"A resposta da pessoa em estudo era tão dramática, e o vídeo registado tão ilustrativo, que cativou o interesse da revista Lancet. Este caso alerta para o grande valor da arte da neurologia clínica, que ainda assenta em gestos simples realizados à cabeceira do doente", concluem os clínicos.

"A produção científica do Serviço de Neurologia é bastante boa, mas esta publicação na Lancet foi especialmente feliz, dado tratar-se de uma das revistas médicas com maior índice de impacto (60,4) e mais prestigiadas mundialmente", acrescentou Elsa Azevedo, diretora do Serviço de Neurologia do CHUSJ.

Consulte o artigo completo e o vídeo explicativo do estudo.