São João duplica espaço do Serviço de Urgência para atender doentes COVID-19/negativos

18 de Novembro de 2020
Nova area medica02 site 1 1024 550

O Serviço de Urgência (SU) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) abriu, hoje, um novo espaço para receber e cuidar doentes COVID-19/negativos. Trata-se de uma zona que nas ultimas seis semanas foi intervencionada, permitindo criar 8 gabinetes e 28 boxes individuais devidamente equipadas, o que significa uma duplicação desta área, num investimento de cerca de 300 mil euros.

O objetivo deste alargamento do SU é melhorar as condições de atendimento, oferecendo maior comodidade, segurança e privacidade aos utentes, sendo que por dia, em média, passam pelo serviço cerca de 430 pessoas.

“Os doentes não covid nunca saíram da nossa cabeça e das nossas preocupações. O Serviço de Urgência sempre viveu com sobrepopulação e, se antes já não era aceitável que as pessoas estivessem incluídas no mesmo espaço, é evidente que numa pandemia isto nos preocupa dez vezes mais", afirmou Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e de Medicina Intensiva."

O investimento, orçado em cerca de 300 mil euros, vai "permitir transformar radicalmente a forma de trabalhar na urgência", explicou Nelson Pereira.

Nas palavras de Paulo Mota, enfermeiro-chefe do SU: “Além das melhorias para os doentes, os mais 500 metros quadrados de urgência oferecem melhores condições aos profissionais. Passamos a ter mais espaço e um maior controlo do doente”.

No que toca à época gripal, "Temos esperança que face a todas medidas que estamos a cumprir, pode haver um menor impacto da gripe neste inverno a exemplo do que aconteceu no hemisfério Sul. Acreditamos que a gripe vá chegar mais tarde e com menor intensidade", referiu Nélson Pereira.

Su duplica espa o de tratamento 1 1024 2500
Novo espa o do su inaugurado 1 1024 2500
Distanciamento f sico entre utentes garantido neste novo espa o 1 1024 2500
Su aumenta espa o de atendimento e tratamento 1 1024 2500