Viatura de emergência do São João tem novos dispositivos médicos para continuar a prestar um serviço altamente diferenciado

20 de Novembro de 2020
Vmer site 1 1024 550

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) dispõe agora de quatro novos dispositivos médicos adaptados ao contexto pré-hospitalar que permitirão a esta equipa continuar a prestar um serviço de excelência, contando com o apoio da tecnologia mais avançada neste domínio.

Trata-se de um ventilador de transporte, um Bipap, um videolaringoscópio e um ecógrafo portátil para utilização point of care, equipamentos fundamentais nomeadamente na abordagem do doente com insuficiência respiratória, na abordagem moderna da via aérea difícil, habitualmente executada em ambientes não preparados, bem como na abordagem do doente em choque, nomeadamente em contexto de trauma.

Composta por 25 médicos e 24 enfermeiros e integrada no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CHUSJ, é altamente diferenciada, composta por profissionais com formação especializada no doente crítico.

Criada em junho de 1997 a VMER do CHUSJ encontra-se englobada na rede do INEM, fazendo parte de uma das 14 VMER que se encontram na área de influência da Delegação Regional Norte e das 44 que existem a nível Nacional.

De acordo com Sofia Silva, coordenadora da VMER do CHUSJ, “ao longo destes 22 anos a atividade deste serviço tem-se caracterizado pela qualidade dos cuidados prestados, pela operacionalidade e, nos últimos anos, com a integração da VMER no Serviço de Urgência, pela continuidade dos cuidados diferenciados prestados à vítima, desde o momento da primeira assistência até à sua alta hospitalar.”

“Sendo a vítima crítica o objetivo principal da existência deste meio diferenciado de Emergência Pré-Hospitalar salienta-se, com orgulho, que esta VMER respondeu, em 2018, a uma média de 9,2 ocorrências/dia, tendo sido assistidas cerca de 3.367 vítimas, mantendo uma operacionalidade de 99%.

Equipa da vmer s o jo o 1 1024 2500
Vmer disp e de novos dispositivos m dicos 1 1024 2500