Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

ePatientCentric - Implementação de Modelo de Proximidade com o Utente

23 de Novembro de 2011
Banner epatient 1 1024 550

Um serviço de saúde moderno tem de garantir como uma das suas principais centralidades o serviço ao utente. A centralidade no utente é a linha mestra do projecto ePatientCentric, cuja concepção se iniciou há mais de 3 anos e cuja materialização física se está agora a realizar no Centro Hospitalar São João, EPE., garantido que foi uma parte do investimento por meio do suporte do VII Quadro Comunitário de Apoio (QREN), operacionalizado pelo ON2- O Novo Norte- Programa Operacional Regional do Norte.

A centralidade no utente deve permitir-lhe, nomeadamente, gerir pessoal e directamente as solicitações de serviços (marcações de actos médicos e de diagnóstico, etc.) e a consulta da informação disponível acerca do seu Hospital e da sua relação com ele.
Sendo o Centro Hospitalar São João, EPE o principal actor na prestação de cuidados de saúde na região Norte do país, impôs-se capacitar o mesmo para a disponibilização de serviços de excelência aos seus utentes, o que traduz numa melhoria de serviços à totalidade da população da região Norte.

É objectivo essencial desta Operação a melhoria das condições de planeamento, organização, gestão, monitorização e apoio à decisão do sector da saúde. É suportado nesta intenção pelas acções relativas à Informação de Gestão (Business Intelligence) e Plataforma de Integração, que permitirão um salto qualitativo na racionalização do investimento público, nomeadamente através da aferição dos resultados obtidos, bem como, nas acções relativas à melhoria de serviço ao Utente (Portais, Balcão Único e Gestão de Filas de Espera), que permitirão a evolução na qualidade de provisão dos serviços melhorando globalmente a sua organização e gestão.

Os princípios gerais que orientam o modelo de plataforma tecnológica de suporte aos serviços médicos hospitalares, têm em conta os objectivos estratégicos:

• Assegurar uma referência uniforme e consistente ao Utente ao longo da cadeia de prestação de cuidados de saúde;

• Apoiar todo o processo de tomada de decisão, aos vários níveis da gestão;

• Assegurar o acesso a informação consolidada e credível de forma controlada.

Mais concretamente, nesta operação, pretende-se intensificar a implementação de acções conducentes à:

• Simplificação de serviços prestados aos utentes, em especial naqueles onde o tratamento de documentação e o processamento de informação assume grande relevância;

• Elevação dos padrões de eficiência e redução dos custos de serviços públicos à escala regional, com potencial eliminação de níveis supérfluos de gestão e integração de sistemas e serviços;

• Maior rapidez e facilidade na obtenção de informação por parte dos cidadãos e das empresas relativamente à vária informação disponível, seja a mesma em termos clínicos, logísticos, financeiros, aprovisionamento, etc.

• Colaboração mais próxima e activa entre os vários níveis da gestão hospitalar e os vários serviços médicos e técnicos, evitando redundâncias, optimizando recursos e promovendo uma mais eficaz aplicação do princípio da subsidiariedade;

Esta operação, a implementar até ao mês de Setembro de 2013, está organizada nas seguintes actividades:

Acção Descrição:

Portais e Balcão Único:
 
1 - Portal Colaborativo – área onde é disponibilizada informação para o público em geral sem necessidade de autenticação;

2 - Portal do Utente – área de acesso restrito a utentes do Hospital de São João, onde estes podem consultar informação privilegiada e pessoal após autenticação

3- Extranet – área de acesso restrito a entidades parceiras do Hospital de São João, onde pode ser consultada informação privilegiada e direccionada após autenticação

4 – Intranet- assenta sobre as aplicações não clínicas a disponibilizar aos colaboradores do Hospital.

5- Consolidação dos serviços disponibilizados pelo Hospital no atendimento presencial numa aplicação única, que permita realizar o mesmo através de postos agregadores. Funcionará integrado com a acção de implementação da gestão das filas de espera.

Business Intelligence~:

1 - Suporte à Tomada de Decisão: O Sistema de Apoio à Decisão destina-se à análise de informação clínica, administrativa e financeira, assentando sobre um “Data Warehouse” e como estrutura integradora dos dados e informações residentes nos diversos sistemas existentes – sistemas operacionais (Front Office), sistemas de suporte (Back Office) e sistemas de colaboração.

2- Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP)

3- Acompanhamento do Plano de Actividades

4- Acompanhamento do Contrato de Gestão

5- Acompanhamento do Orçamento Anual

Plataforma de Integração:
 
1 - Integração aplicacional: entre as diversas componentes aplicacionais, interoperabilidade com sistemas de informação internos, com sistemas de outros departamentos ou de outras instituições permitindo, a sincronização de dados, a pesquisa de índices, a troca de dados de identificação e mesmo o acesso a dados clínicos
detalhados, suportando a acção relativa aos Portais e ao Business Intelligence

Gestão de Filas de Espera:
 
1 - Implementação de uma solução de Gestão de Filas de Espera, geral e especifica por área do Hospital. Integra-se ainda neste contexto um sistema interno de televisão (Corporate TV) para disponibilização de informação ao utente por forma a fornecer informação contextualizada conforme a localização, esperas, consultas, visitas, monitorização de pessoas.

Divulgação da Operação:

1 – Avaliação dos resultados da operação

2 – Demonstração das capacidades desenvolvidas e dos produtos resultantes

3 – Divulgação da operação e resultados à comunidade académica, da saúde e aos utentes/ público em geral

Infra-estruturas:
 
1- Aquisição e implementação da hardware e software de base para as restantes acções da operação