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São João apresenta projecto de implementação do modelo de proximidade com o Utente - O ePatient Centric

O Projecto de implementação do modelo de proximidade com o Utente do Centro Hospitalar de São João - “ePatient Centric”, cuja concepção se iniciou há mais de 3 anos e que conta com o suporte do VII Quadro Comunitário de apoio (QREN), operacionalizado pelo ON2 – O Novo Norte – Programa Operacional Regional do Norte, foi apresentado à comunidade num ambiente de consciência de que a revolução tecnológica chegou ao São João e de reflexão acerca das vantagens e desvantagens do recurso às novas tecnologias na interacção com o Utente.
As acções de actuação directa no modelo de interacção com o Utente que compõem o projecto – Plataforma de Business Intelligence, Portal do São João e Balcão único, Plataforma de integração de todas as aplicações informáticas, Sistema de gestão de filas de espera e informação ao Utente -, bem como todas as suas especificidades e valências foram dadas a conhecer pelos seus intervenientes directos.
Para trazer à sessão contributos primordiais para o projecto, estiveram presentes dois especialistas em Sistemas de Informação (SI) direccionados para os cuidados de Saúde, nomeadamente Ricardo Correia, Professor no Mestrado em Informática Médica da FMUP e Paulino Sousa, coordenador do Mestrado em Sistemas de Informação em Enfermagem, da ESEP.
Os especialistas na matéria em discussão apontaram a Qualidade, segurança e credibilidade dos dados, a escolha dos conteúdos, a usabilidade/navegação nas aplicações, excesso de aplicações e incompatibilidades entre as mesmas, a dificuldades de interpretação de discurso entre informáticos e técnicos de saúde como os principais entraves que a implementação dos SI enfrenta em Portugal.
A dicotomia entre a facilitação da interacção dos Utentes com o seu Hospital através de plataformas informáticas numa perspectiva humanizadora e a eventual desumanização dos postos administrativos dos Hospitais em detrimento da máquina foi trazida à reflexão por Filipe Almeida, Director do Serviço de Humanização do Centro Hospitalar de São João que relevou “a importância de um trato humanizado através da palavra e do gesto que nunca pode ser substituído pelas tecnologias que por si só de nada valem”. A, por vezes, discutível garantia da confidencialidade dos dados que se introduzem nas aplicações informáticas ao serviços dos cuidados de saúde também foi abordada neste espaço subordinado ao tema “Utilização das tecnologias de Informação para a Melhoria da Humanização na prestação de cuidados de saúde.”
Ao longo de um dia, a Aula Magna da FMUP contou com uma plateia bastante heterogénea, composta por entidades governamentais, representantes de Instituições de saúde, de ensino, de novas tecnologias bem como empresas que nutrem relações comerciais com o Hospital não esquecendo, o principal destinatário deste projecto, os Utentes, representados por várias associações.