Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Plataforma de Business Intelligence desenvolvida no São João recebe 1º prémio nos “Prémios Hospital do Futuro”

03 de Janeiro de 2013
Banner z  pedro 1 1024 550

Os “Prémios Hospital do Futuro 2011/2012”, uma organização conjunta do Fórum Hospital do Futuro e SINASE (consultora e entidade formadora nas áreas da gestão, organização, projetos de investimento e melhoria do desempenho) destacaram com o 1º Prémio, na categoria de Gestão & Economia da Saúde, a plataforma de Business Intelligence do Centro Hospitalar de São João, integrada no projeto de implementação do modelo de proximidade com o utente, conhecido como “ePatientCentric”. 


A plataforma de business intelligence permite estudar em profundidade toda a cadeia de valor que interfere no tratamento dos nossos utentes, desde a encomenda de um fio de sutura por parte do aprovisionamento até à sua utilização no contexto de uma determinada cirurgia, permitindo dar resposta a questões que, até hoje, nunca foram possíveis. Prova disso são as mais de 30.000 perguntas respondidas pelo sistema num espaço de 6 meses e a qualidade da informação reportada. Toda a informação está interconetada, como se de um conjunto de neurónios se tratasse, permitindo estudar clínica, epidemiológica e financeiramente as várias populações de doentes que recorrem ao hospital. Grande parte das áreas de Produção & Gestão Clínica, Recursos Humanos & Vencimentos, Aprovisionamento, Farmácia, Logística, Financeiros, Planeamento e Orçamentação já se encontre sob monitorização permanente, atualizando-se diariamente mais de 150 milhões de registos resultantes dessa atividade.

Este projecto, desenvolvido pelo Centro Hospitalar de São João em parceria com a empresa Devscope, é liderado porJosé Pedro Almeida, Gestor do projeto, contando com a colaboração de uma equipa multidisciplinar composta por elementos das mais diversas áreas.

Como resultados já obtidos podem destacar-se a significativa diminuição do tempo necessário à tomada de decisão, a melhoria significativa da qualidade e consistência das decisões tomadas, a otimização da eficiência operacional e da segurança do doente pela capacidade de agir em tempo útil sobre todos os processos mais críticos, bem como o crescimento de uma cultura de “corporate governance” pela capacidade de difundir e monitorizar a performance e os resultados a qualquer nível da organização e de possibilitar aos responsáveis a gestão das suas unidades com maior precisão.

Dado o sucesso que o projeto tem apresentado, o Centro Hospitalar de São João vai alargar o seu âmbito para criar um motor inteligente de apoio à decisão clínica único na Europa.

Os “Prémios Hospital do Futuro 2011/2012”, resultam de uma parceria entre o Fórum Hospital do Futuro e a SINASE e têm como objetivo galardoar as pessoas e organizações que mais contribuíram para o desenvolvimento nas instituições da saúde em Portugal ao longo do ano de 2011, nomeadamente na promoção e dinamização de projetos de utilidade pública, no âmbito da sua contribuição para o combate à doença, para a promoção da saúde, para a aplicação das novas tecnologias de informação na saúde, entre outras áreas.



A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e contou com a presença do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, que deixou a seguinte mensagem de incentivo: “Ganhar competências é a melhor resposta que se pode dar à crise, pois é um questão que depende apenas de nós. O conhecimento aplicado leva a saltos qualitativos na saúde e exemplo disso é reconhecimento do trabalho dos profissionais portugueses”.