Nascer São João promove workshops de preparação para o parto e parentalidade

24 de Abril de 2019
Site 1 1024 550

No âmbito da iniciativa “Nascer São João”, projeto que visou melhorar a oferta disponível para a mulher grávida no Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), têm sido propostas às utentes seguidas na consulta de Obstetrícia e aos futuros pais, várias ações de formação de Preparação para o Parto e Parentalidade.

“Com o intuito de melhoria contínua e para ir ao encontro das necessidades dos novos pais, em 2019, deu-se início à realização de workshops mensais (ou bimensais) só para eles, de componente teórico-prática para treino de competências parentais”, explica Carmo Prucha, enfermeira-chefe do serviço de Obstetrícia do CHUSJ.

Segundo a enfermeira-chefe, “a primeira ação de formação foi dirigida apenas para pais e abordou a temática dos cuidados ao bebé. Eles aderiram e participaram ativamente no treino de preparação do Banho do bebé, da efetivação do banho, da Mudança da fralda, entre outros. Para além disso, manifestaram agrado pela iniciativa por ser dirigida apenas a eles, podendo demonstrar ao longo do workshop as suas dificuldades e partilhar experiências uns com os outros.”

Durante o mês de maio, perspetiva-se a organização de um segundo workshop, de conteúdo semelhante, que será dirigido às futuras mães que frequentam a consulta”, conclui Carmo Prucha.

Workshop nascer s o jo o para pais 1 1024 2500
Nascer s o jo o promove workshops de parentalidade 1 1024 2500