Protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses permite avaliar riscos psicossociais dos colaboradores do São João

04 de Dezembro de 2019
Opp site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) celebraram um protocolo que permitirá ao CHUSJ avaliar os riscos psicossociais dos seus colaboradores.

Este protocolo surge da responsabilidade do CHUSJ em prestar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência, qualidade e rigor, com o objetivo de fomentar a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitar os princípios da ética e da humanização e promover a diferenciação e a realização profissional dos seus colaboradores. A implementação deste acordo cumprirá também a obrigatoriedade legal que define por parte da entidade empregadora a redução dos riscos psicossociais e a avaliação dos riscos ocupacionais como uma das principais atividades do Serviço de Saúde Ocupacional.

A OPP associou-se assim ao São João, na medida em que possui a responsabilidade de promover o papel do Psicólogo e da Psicologia na sociedade e de realizar o esclarecimento sobre as boas práticas que devem proteger todos os cidadãos.

A sessão contou com a participação especial de David Ballard, diretor do Departamento de Psicologia Aplicada da Associação Americana de Psicologia, que abordou a importância do papel da psicologia nas organizações. Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Eduardo Carqueja, diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ, Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP e Pedro Norton, diretor do Serviço de Saúde Ocupacional do São João, também intervieram no evento.

S o jo o   opp 01 1 1024 2500
S o jo o   opp 02 1 1024 2500