RTP - Humanos Como Nós

29 de Janeiro de 2021
Humanos como no s site 1 1024 550

"Carregam uma bagagem de exaustão física e emocional. São heróis daqueles que se deixam tocar. Viviana é enfermeira no Hospital de São João, no Porto. Trabalha há 5 anos nos cuidados intensivos da Cirurgia Cardiotorácica. Em abril, passou para a medicina intensiva dos doentes COVID, onde esteve 60 dias. Pouco tempo depois sentiu que não estava bem e que precisava de ajuda. Burnout ou síndrome de esgotamento profissional, é um tipo de stresse provocado pelo trabalho e que se caracteriza, sobretudo pela exaustão física e emocional. A dificuldade em diagnosticar, reside no facto de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, não se permitirem quebrar. Viviana sentiu que tinha de se afastar do hospital e de tudo o que fizesse lembrar a pandemia. Entre linhas, cruzam-se aqui vários pontos com tantos outros profissionais de saúde. É o caso de Isabel, assistente operacional no Hospital de São João que teve COVID em março e ficou 69 dias em isolamento profilático. Difícil foi também reconhecer que precisava de apoio psicológico. Com espírito de missão, muitos deles sem férias, com longos turnos e numa primeira fase com pouca informação ou até mesmo contraditória, vão travando a luta contra a COVID-19. Comentários de Viviana Gonçalves, enfermeira Hospital S. João; Eduardo Carqueja, dir. Serv. Psicologia Hospital S. João; Isabel Macedo, assistente operacional Hospital S. João."

Programa TV