Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Projeto de melhoria na área da Cirurgia Plástica vence Prémio de melhor poster

17 de Novembro de 2023

Um grupo de enfermeiros do Serviço de Cirurgia Plástica foi distinguido com o primeiro prémio na Categoria "Poster" com o trabalho "Tratamento de áreas dadoras de enxertos de pele parcial: implementação de um projeto de melhoria", na Gala dos 25 anos do Congresso APTFeridas.

 Com o objetivo de tratar as feridas cirúrgicas de áreas dadoras de enxertos de pele parcial, e que se tem verificado como um desafio para os Enfermeiros da Cirurgia Plástica, foi definido implementar um projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados de enfermagem, com base na metodologia do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) em oito fases.

"A mudança de paradigma no tratamento de feridas da área dadora é um foco de atenção na prática clínica e na melhoria da qualidade dos cuidados. Assim, torna-se essencial desenvolver projetos de melhoria contínua, de modo a identificar, compreender e dimensionar o problema, identificar as suas causas, planear, propor o estudo e implementá-lo. Com isto espera-se apresentar e discutir, com toda a comunidade CHUSJ, a evidência produzida", explica um dos enfermeiros envolvidos no estado", explica um dos enfermeiros autores do estudo.

No processo de cicatrização são múltiplas as complicações inerentes ao tratamento padronizado no serviço – utiliza-se a gaze parafinada e compressas embebidas em iodopovidona. As complicações são essencialmente: dor, hemorragia persistente, infeção, limitação nos comportamentos de autocuidado, aumento do dia de internamento e custos económicos associados.