Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Serviço de Imunoalergologia do São João distinguido com sete prémios em reunião da especialidade

17 de Novembro de 2023
Os elementos do Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) receberam sete prémios, de um total de 18, atribuídos a trabalhos comunicados em nove sessões de comunicações orais, posters e casos clínicos que tiveram lugar na 44ª reunião da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. Três dos trabalhos foram realizados na área de alergia a fármacos, dois na área das doenças alérgicas fatais, um na área de alergia alimentar e um na área da asma grave.


De acordo com José Plácido, diretor do Serviço de Imunoalergologia do CHUSJ, "nos trabalhos realizados na área de alergia a fármacos, destaca-se uma comunicação oral sobre a 'Experiência do Serviço de Imunoalergologia do CHUSJ no diagnóstico in vivo do Síndrome de DRESS' (drug reaction with eosinophilia and systemic symptoms), reação de hipersensibilidade tardia grave e potencialmente fatal e que apresentou a maior série comunicada até à data de testes intradérmicos e provocações em utentes com este síndrome.

Na área das doenças alérgicas fatais foram apresentados dois trabalhos, um dos quais a "Avaliação da triptase sérica - a realidade de um Centro Hospitalar Universitário" que analisou 548 doseamentos de triptase sérica realizados ao longo de um ano no CHUSJ, tendo-se constatado a sua sobreutilização em situações clínicas como o angioedema/urticária e a sua subutilização na anafilaxia.

A entrega de prémios integrou a 44ª reunião da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, dedicada ao tema "Gestão Interdisciplinar da Pessoa Alérgica".