Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Plano de Contingência Covid-19

Atendendo às limitações e riscos da actividade cirúrgica em regime normal, com internamento, nesta fase da pandemia COVID19, assim como aos mesmos riscos associados aos tratamentos de quimioterapia, potencialmente imunossupressores e realizados em ambiente de Hospital de Dia Oncológico, e o mesmo se passando com os tratamentos por radiação externa, a equipa do Centro de Mama decidiu promover as seguintes linhas de orientação, já em aplicação desde 16-3-2020, e a aplicar durante toda a fase de contingência relacionada com a pandemia COVID19.

Estas linhas de orientação poderão ser alteradas a qualquer momento, em função da evolução da pandemia e das condições de trabalho no CHUSJ.

Exames de Imagem Mamária
1. Todos os exames de rotina, de vigilância anual, ou com objectivo de rastreio/deteção precoce em pessoas assintomáticas, serão cancelados e remarcados para datas posteriores.
2. Exames de imagem considerados urgentes e a realização de biópsias/marcação de lesões não palpáveis, em lesões suspeitas (BiRads 4 ou 5), continuarão a ser realizados, no dia da consulta.
Anatomia Patológica
1. Exames anatomopatológicos e respectivos relatórios, de biópsias por agulha ou de peças operatórias, continuarão a ser efectuados como habitualmente.
2. Algum trabalho dos anatomo-patologistas poderá ser realizado em regime de tele-trabalho.
3. A indicação para exame extemporâneo de gânglios sentinela será ponderada caso a caso, para reduzir o risco de segundas intervenções para Esvaziamento Ganglionar Axilar.

Consultas

Primeiras Consultas

1. Doentes com alterações clínicas e/ou imagiológicas suspeitas de malignidade (BiRads 4 ou 5), ou já com o diagnóstico de malignidade, serão avaliados presencialmente em 3-5 dias após o pedido, e os exames de imagem e a biópsia serão realizados no dia da primeira consulta.
2. Outras situações clínicas urgentes, como abcessos mamários (por exemplo), serão também avaliadas presencialmente em 3-5 dias.
3. Todos os outros pedidos de consulta serão agendados a um prazo de 3-4 meses.
Consultas subsequentes
4. Por defeito, todas as consultas serão realizadas em regime não presencial, com avaliação de exames de imagem, ou outros, já realizados pelos doentes, com prescrição de fármacos com tomas de longa duração, e com remarcação da consulta num prazo de 3-4 meses.
5. A comunicação de resultados de exames de imagem ou de biópsias, cujo resultado é normal/benigno será feita por telefone, em consulta não presencial.
6. A comunicação de resultados patológicos/malignos, será feita presencialmente.
7. A avaliação em fase de pós-operatório imediato, incluindo a comunicação dos resultados dos estudos das peças operatórias, será feita presencialmente.

Tratamentos cirúrgicos
1. A considerar tratamento cirúrgico logo que possível:
a) Doentes portadores de tumores triplo-negativos ou HER2 positivo sem indicação para QT NA (tumores cT1 N0)
b) Doentes com tumores triplo-negativos ou HER2 positivo tratados inicialmente com QT NA
c) Doentes com tumores luminais tratados inicialmente com QT NA, com resposta clinico-imagiológica moderada ou ausente
d) Doentes com indicação para QT NA, mas com impossibilidade de a realizar, quer por condições logísticas do Serviço de Oncologia Médica/Hospital de Dia de Quimioterapia, quer por elevado risco de desenvolver/agravar um estado de imunodeficiência que aumente o risco de infeção COVID19
e) Doentes com complicações operatórias (hematomas, necroses cutâneas)
f) Doentes com sépsis associada a abcessos mamários, ou abcessos mamários resistentes ao tratamento médico/conservador

2. A considerar o adiamento do tratamento cirúrgico:
a) Doentes peri- ou pós-menopáusicas portadoras de tumores luminais
b) Doentes pré-menopáusicas portadoras de tumores luminais
c) Doentes com tumores luminais ou HER2 positivo tratados inicialmente com QT NA e com resposta clinico-imagiológica completa
d) Doentes com Carcinoma Ductal In Situ com RH Estrogéneo negativos
e) Doentes com Carcinoma Ductal In Situ com RH Estrogéneo positivos
f) Doentes com lesões B3 (ponderar a obtenção de diagnóstico com nova biópsia por agulha)
g) Doentes com patologia inflamatória ou neoplásica benigna
h) Doentes planeados para cirurgias redutoras de risco

Deverão ser privilegiados tratamentos cirúrgicos simples (tumorectomias simples ou técnicas oncoplásticas de nível 1), com o objectivo principal de remoção do tumor primário. Situações clínicas que à partida seriam propostas para MTPP/CAM com reconstrução imediata poderão ser abordadas apenas com tumorectomias, assumindo a provável deformidade mamária, que será corrigida num futuro próximo, com substituição de volume ou totalização da mastectomia com reconstrução imediata.

Todas as alterações aos tratamentos padronizados (e propostos no Protocolo do Centro de Mama em vigor desde 1-7-2019) deverão ser ponderadas caso-a-caso em reunião multidisciplinar e os detalhes das razões para a alteração devem ficar registados no Diário da Consulta de Grupo.

Todos os doentes descritos nos pontos 2a), 2b), 2c) e 2)e devem iniciar tratamento endócrino, com tamoxifeno ou inibidores da aromatase; estes doentes devem ser objecto de reavaliação a cada 4 semanas, em primeiro lugar com consulta não-presencial e, se necessário, com consulta presencial e realização de exames de imagem mamária.

Se e quando possível, devem ser privilegiados procedimentos em regime de cirurgia de ambulatório.

Oncologia Médica
(ver documento emitido pelo próprio Serviço)

Radioncologia
(ver documento emitido pelo próprio Serviço)

Oncogenética
1. Consultas consideradas urgentes continuarão a ser feitas presencialmente, com colheita de sangue para o estudo genético realizada no mesmo dia.
2. A comunicação de resultados negativos poderá ser feita em consulta não presencial (via telefónica).
3. A comunicação de resultados positivos será feita presencialmente.
4. Todas as restantes consultas serão adiadas.
5. As consultas de elevado risco para cancro da mama serão adiadas.

Reuniões Multidisciplinares
1. Serão realizadas por vídeo-conferência, com frequência semanal, mantendo o núcleo principal Anatomia-Patológica, Cirurgia Oncológica, Data Manager, Enfermagem de Mama, Oncologia Médica, Radiologia Mamária, Radioncologia.