Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

O AVC tem tratamento?

O tratamento mais eficaz para se tentar reverter a deficiência causada pelo AVC tem que se fazer logo nas primeiras horas após o início dos sintomas, e por isso é essencial ligar-se 112 e permitir que o doente chegue rapidamente a um Hospital que tenha equipa de via verde de AVC. Aí o doente é observado e faz TAC cerebral que permite distinguir se o AVC é isquémico ou hemorrágico.

Se for AVC isquémico e ainda estiver nas primeiras horas de sintomas pode fazer:

  • Trombolítico intravenoso: tratamento feito no máximo até 4 horas e meia após o início dos sintomas. Para isso o doente tem que chegar muito cedo ao hospital!
  • Trombectomia endovascular: em doentes selecionados com casos graves de oclusão de grandes artérias cerebrais, este tratamento por cateterismo pode ser eficaz até pelo menos às 6 horas após o início, por vezes mais tempo nalguns casos, mas os resultados destes tratamentos são sempre melhores quanto mais cedo forem feitos.

Se for AVC hemorrágico não há tratamento que permita reverter logo os sintomas, mas há medidas muito importantes para tentar diminuir a gravidade do caso, pelo que beneficia também em chegar rapidamente ao Hospital.

Tenha o sobrevivente de AVC feito ou não algum destes tratamentos, poderá ficar ainda com uma deficiência neurológica como perturbação da fala, falta de força de um lado do corpo, desequilíbrio, entre outras. É por isso muito importante que logo desde a fase aguda faça tratamento de reabilitação.