Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Capacita 2017/2019

CHSJ Capacita 17_19

Designação do Projeto: CAPACITA - Formação dos Profissionais do Setor da Saúde

Código do Projeto: POISE-03-4538-FSE-000427

Objetivo Principal: Desenvolvimento de competências dos profissionais de saúde

Data de Aprovação: 12-09-2017

Data de início: 01-03-2017

Data de conclusão: 14-03-2019

Descrição:

O projeto CAPACITA do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), tendo em conta os objetivos da instituição e a realidade existente, contempla as ações de formação consideradas necessárias para promover e desenvolver melhores práticas que permitam reforçar princípios, valores e missão do CHUSJ.
Apresenta ainda ações com caráter obrigatório para determinados grupos profissionais ou de acordo com a área em que operam, nomeadamente a formação em suporte básico de vida para todos os profissionais e os suportes imediatos e avançados de acordo com grupos profissionais específicos
A formação entendida como recurso só pode desenvolver-se de forma global e integrada. De forma global, porque deve abranger todos os grupos profissionais, conferindo o desenvolvimento das competências e a especialização necessária, corrigindo eventuais assimetrias na preparação de base e promovendo a igualdade de oportunidades para um melhor desempenho.

Objetivos:

O projeto de formação do CHUSJ desenvolvido para os anos de 2017-2018-2019 visa:

  • Responder, de acordo com os objetivos e filosofia do CHUSJ, às orientações estratégicas da tutela para a formação dos profissionais de saúde, às orientações do Conselho de Administração, das Estruturas Intermédias de Gestão (EIG), das Direções dos serviços clínicos e não clínicos e das várias Comissões da instituição – UPCIRA, Sistema de Emergência Médica Intrahospitalar;
  • Implementar a política de desenvolvimento de competências dos Recursos Humanos;
  • Dar atenção simultânea à natureza da formação, sob o ponto de vista técnico / científico e sob o ponto de vista humano / relacional;
  • Promover parcerias com instituições de ensino superior ou outras instituições de ensino e de saúde.

Com este projeto de formação pretende-se contribuir para os elevados níveis de competência, excelência e rigor do CHUSJ, obter a satisfação dos colaboradores e promover a eficiência e eficácia dos cuidados prestados.

Resultados:

Ao nível dos resultados espectáveis pretende-se com este projeto a melhoria das competências técnicas e relacionais dos colaboradores do Centro Hospitalar Universitário de São João e, como meta última, a prestação de serviços de qualidade técnica e humana, de forma articulada e coerente, aos utentes / família dos diferentes serviços desta Instituição.
Dentro ainda deste domínio, espera-se também o aumento do grau de satisfação quer dos colaboradores quer dos utentes (em sentido lato), fator sem o qual não existirá um serviço de qualidade.
Para garantir a eficácia deste projeto estão implementados mecanismos de avaliação ao nível dos formadores, de acordo com os modelos usuais de avaliação utilizados nesta Instituição, e de formandos, nas ações em que tal se justifica, nomeadamente no “Suporte Básico de Vida”, “Suporte Avançado de Vida” e “Suporte Imediato de Vida”.
No que concerne à avaliação do impacto organizacional da formação é de efetuar a apreciação pela direção dos serviços, nas situações em que a temática o possibilite.

Plano de Formação:

O plano de formação aprovado na candidatura inicial contemplava 46 cursos, 326 ações de formação, 32.734 horas de volume de formação e 5031 formandos, com um Financiamento Público de 229.946,62 euros em que a Contribuição do Fundo Social Europeu (FSE) é de 195.454,63 euros e a Contribuição Pública Nacional de 34.491,99 euros.
Em setembro de 2018, o CHUSJ submeteu um pedido de alteração à candidatura inicial, na qual viu aprovado 40 cursos, 296 ações de formação, 32.738 horas de volume de formação e 5031 formandos, com um Financiamento Público de 202.134,86 euros em que a Contribuição do Fundo Social Europeu é de 171.814,63 euros e a Contribuição Pública Nacional de 30.320,23 euros.

 Projeto POISE - CAPACITA março 2019

Cartaz