Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Acreditar - Associação de pais e amigos de crianças com cancro

 

logo

 

Quem somos: Nascida em 1994, a Acreditar é a associação nacional de referência na garantia dos direitos e promoção da qualidade de vida em oncologia pediátrica.

Presentes em todas as fases da doença, propomo-nos responder às necessidades especificas de cada família que sejam causadas ou agravadas pela doença.

Localizamo-nos junto dos centros de referência em oncologia pediátrica, sendo que no Porto trabalhamos em estreita articulação com o Centro Hospitalar de São João e com o IPO Porto.

Apoios prestados:

- Emocional – proporcionado com o apoio de pais e jovens sobreviventes que, como sinal de esperança, partilham as suas experiências.

- Social – referenciadas pelos Serviços Sociais hospitalares, atribuímos às famílias disso necessitadas, apoio financeiro, material e alimentar.

- Escolar – com a colaboração de professores em regime de voluntariado, o “Aprender Mais” visa reforçar a aprendizagem dos alunos com doença oncológica. Entregamos anualmente cerca de 13 bolsas de estudo do ensino básico ao universitário.

- Lazer – proporcionamos momentos em que, através de actividades lúdicas dirigidas a crianças, jovens, irmãos e pais, se vivem momentos de alegria, partilham-se experiências e nasce um apoio mútuo de valor inestimável.

- Acompanhamento na sobrevivência – o grupo “Barnabés” é constituído por jovens que, em tratamento ou já fora, se mobilizam para que as marcas da vivência sejam encorajadoras e não limitadoras dos seus planos para o futuro.

- Casas Acreditar – no Porto, Coimbra e em Lisboa, acolhem gratuitamente famílias que residem longe destas cidades e aqui permanecem enquanto houver necessidade clínica desta proximidade ao hospital.

- A Casa Acreditar do Porto - com 16 quartos e por isso com capacidade para receber 16 famílias em simultâneo, situa-se perto do Centro Hospitalar de São João. Com todo o conforto e segurança, as famílias mantêm as suas rotinas possíveis. Partilhando espaços comuns como salas de estar, cozinha ou lavandaria, no seu quarto com casa de banho têm toda a privacidade de que necessitam. A estadia na Casa implica referenciação do Serviço Social hospitalar. Conheça melhor a Casa Acreditar do Porto em https://youtu.be/VdIepP-PFTU

Consulte o nosso relatório de atividades relativo ao ano de 2019.  

Contactos: Rua Académico Futebol Clube, 364, 4200-602 Porto, Tel. 225480405; telm 916897226; E-mail: acreditar_nrn@acreditar.pt 

Acompanhe-nos em www.acreditar.org.pt e siga-nos nas redes sociais.