Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Psiquiatria da Infância e da Adolescência

Direção: Alda Mira Coelho

O Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência foi criado em agosto de 2018 no seguimento de um trabalho assistencial desenvolvido ao longo de cerca de 20 anos pela Unidade de Pedopsiquiatria do CHUSJ.

A atividade ao nível da saúde mental na infância e na adolescência tem por objetivo a promoção da saúde mental, a avaliação, diagnóstico e definição de estratégias de intervenção para situações de perturbação mental e alterações no desenvolvimento neuro psicológico.

Inclui atividades de consulta, hospital de dia e apoio ao internamento. Abrange intervenções individuais, em grupo, familiares e interinstitucionais, destacando-se a abordagem sistémica e abordagens psicoterapêuticas específicas, valorizando o trabalho em equipa multidisciplinar.

A pedopsiquiatria de ligação e a unidade de perturbações de espetro do autismo são áreas de relevo.

Realçamos a articulação com os cuidados de saúde primários, através de reuniões de consultoria e consultas deslocalizadas realizadas nos Centros de Saúde, além de outras intervenções e projetos na comunidade, em contexto da psiquiatria infantojuvenil comunitária.

Contacto: psiquiatria.infancia-adolescencia@chsj.min-saude.pt

Corpo Clínico do Serviço