Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Serviço de Ação Social

Diretora de Serviço

Alexandra Duarte

 

Enquadramento Institucional

O Serviço Social enquadra-se na Área de Apoio à Produção Clínica (artigo 54º do Regulamento Interno do CHUSJ, EPE), sendo um Serviço que se encontra na dependência do Conselho de Administração, dotado de autonomia técnica e organizacional

No contexto hospitalar, os Assistentes Sociais intervêm em todas as áreas de prestação direta de cuidados de saúde – Internamento, Hospital de Dia, Consulta externa, Centros de Referência e Urgência. Colaboram com todas as equipas de saúde na área da sua competência específica, assim como participam em programas de investigação, ensino e formação.

 

Missão

Compete ao Serviço Social, pelo conteúdo funcional que lhe é inerente, colaborar na resolução dos problemas dos utentes/doentes, bem como no desenvolvimento de todas as suas potencialidades, tendo como valores fundamentais o respeito pela dignidade da pessoa humana.

 

Conteúdo funcional

a) Realizar a avaliação psicossocial dos fatores que interferem na saúde das pessoas com especial atenção para situações identificadas como de risco e vulnerabilidade social.

b) Proceder ao acompanhamento e apoio psicossocial dos utentes e das respetivas famílias, no quadro dos grupos sociais em que se integram.

c) Prestar cuidados de apoio psicossocial, humanizados e em tempo oportuno, numa perspetiva de cuidados integrados nas situações clínicas provenientes dos diversos

serviços.

d) Participar na definição, promoção e concretização das políticas de intervenção social.

e) Contribuir para a formação académica e profissional em Serviço Social.

 

Localização

No CHUSJ o Serviço Social Central situa-se no Piso 2.

Horário de funcionamento do Secretariado do Serviço Social:

De 2ª a 6ª feira das 08h00 às 17h

 

Contactos

Telemovel: +351 963 922 314

Telefone: +351 225 512 112

Fax: +351 225 512 112

E-mail: servico.social@chsj.min-saude.pt