Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Olá Ala Pediátrica!

Ala Pediatrica SJ

Vários anos após as sucessivas equipas que lideraram os destinos do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) na última década terem sonhado com uma nova ala pediátrica, digna das melhores unidades de saúde do mundo, com 5 pisos inteiramente dedicados ao bem-estar à saúde da criança, eis que este projeto, que parecia uma miragem, vê finalmente a luz. O novo edifício está pronto a receber os primeiros equipamentos, decorações e os seus primeiros ocupantes: crianças, os seus familiares e os profissionais.
 
Acompanhe aqui as várias fases de apetrechamento da ala pediátrica até à data da sua abertura oficial.
 
Este é um projeto que nos pertence a todos um pouco e do qual nos devemos sentir orgulhosos.
 
Bem-vindos aos bastidores da preparação da nova ala pediátrica do CHUSJ.
 
 

António Raminhos, Luís Borges e Marco Horácio na Ala Pediátrica

António Raminhos, Luís Borges e Marco Horácio estiveram a animar a tarde das nossas crianças na Sala de Brincar Ronald McDonald, no Dia do Humorista.

IMG_0193 IMG_0209 IMG_0215 IMG_0231

Visita do Bispo do Porto

O Bispo Porto voltou à Ala Pediátrica e cumpriu a promessa deixada na sua última visita: oferecer ao CHUSJ uma cadeira com balança encorporada para crianças com mobilidade reduzida. Obrigado ;)
 
Bispo do Porto oferece cadeira com balança encorporada para crianças com mobilidade reduzida

Chegou o frio

Uma manhã de frio 🥶, mas nem por isso os sonhos deixam de voar! 🪁Boa semana! ☺️

1

Vista

A Ala Pediátrica não passa despercebida por quem ali passa. A sua arquitetura, a cor, que foi escolhida ao pormenor, e os seus detalhes, tornam-na única. É de se perder de vista ☺️

Captura de ecrã 2022-01-21 170716 Captura de ecrã 2022-01-21 171224 Captura de ecrã 2022-01-21 171158

Reviva a inauguração da Ala Pediátrica

Veja ou reveja o teaser da cerimónia de inauguração da Ala Pediátrica do CHUSJ.

Boa semana!

Que comece mais uma semana!

Um mês de sonho

Há um mês atrás concretizamos o nosso Sonho. Uma Ala Pediátrica com as condições que as nossas crianças mereciam há muito tempo. Hoje, acreditamos que os mais pequenos podem receber tratamentos de uma forma mais serena e segura. 👶🏼👧🏼🧒🏻👩🏼‍⚕️🧑🏻‍⚕️👨🏻‍⚕️

DSCF9534 DSCF9494 DSCF9710 DSCF9712 DSCF9748 DSCF9878

Final de dia

Final de dia 🌇

5

Sala azul 

Na Sala Azul da Sala de Brincar Ronald McDonald @fundacaoinfantilronaldmcdonald há craques a toda a hora.

Quantos conseguem marcar? 😎

4 (2)

2021 ano de superações

2021, ano de sonhos e superação.

2022 será ainda mais risonhos para a Pediatria do São João 🤞

Draco E Viena na Pediatria

O @dracofcporto e a @vienafcporto partilharam sorrisos e pintaram a Ala Pediátrica de 🔵⚪ no último dia de 2021

FB_IMG_1640982400117 FB_IMG_1640982406414 FB_IMG_1640982414475 FB_IMG_1640982425341

Feliz Natal

A Pediatria deseja a todos um Feliz Natal com amor, esperança e sorrisos! 🎄🎁

1

Snoezelen

Snoezelen é a uma zona única e exclusiva de relaxamento multissensorial, onde os doentes internados e os pais vão poder abstrair-se do stress hospitalar, reduzir ansiedade e melhorar a sua qualidade de vida psicológica, através da conjugação de cores, imagens e música.
 
DSCF8919 DSCF8920

Primeiro contacto com a Sala de brincar

As crianças em internamento na Ala Pediátrica entraram, pela primeira vez, na Sala de Brincar da @fundacaoinfantilronaldmcdonald!

A felicidade dos Super-Heróis foi imensa por estrearem um novo espaço, onde a brincadeira, o estudo e o relaxamento não vão faltar 📚🎮🎲

Os @miudoscompinta animaram o dia de todas as crianças que por aqui passaram 🧝

1112

Natal na Pediatria

Vestida a rigor com os enfeites de natal e a magnífica cor da fachada da Ala Pediátrica, desejamos um ótimo final de dia!

1

O Sonho

O nosso Sonho foi concretizado e, agora, é tempo de fazer voar o das nossas crianças e jovens 🌟.

DSCF9398 DSCF9400

Cerimónia de Inauguração

Cerimónia de Inauguração da Ala Pediátrica de CHUSJ.

1 2

Inauguração da Ala Pediárica

Dia 11/12 ficará para sempre nas nossas memórias. A Inauguração da nova Ala Pediátrica é um momento de enorme alegria para todos que a compõem.

A partir de hoje, os nossos pequenos (grandes) heróis têm um espaço com excelentes condições para realizar os seus tratamentos e uma Sala de Brincar com acesso a um jardim exterior, onde poderão brincar, estudar, jogar e relaxar.

descerrar placa DSCF0028

O Sonho concretizou-se!

Foi inaugurada hoje a nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, pelo Primeiro-Ministro e por Marta Temido, Ministra da Saúde.

A dedicação, o esforço, a perseverança e a entrega com paixão de todos os profissionais envolvidos, tornou possível este grande feito.

Hoje, somos mais felizes, porque podemos prestar os melhores cuidados na Região Norte e no País. Hoje, vemos realizado um Sonho antigo, mas que sempre acreditamos que fosse possível.

Olá, Ala Pediátrica!

 

Blocos Operatórios 

O piso 5 da Ala Pediátrica integra 2 Blocos Operatórios Pediátricos com tecnologia GNAV, os únicos em Portugal.

Batizadas como Salas Mar e Terra, os Blocos Operatórios Pediátricos permitem ao cirurgião aceder e processar em real time a informação clínica do paciente.

A excelência na saúde, para bem das nossas crianças e jovens 👨‍⚕️👩‍⚕️.
 
bloco bloco2
 

Sala de brincar Ronald McDonald

Artes plásticas, desenhos e ir às compras ou mesmo à oficina, nas casinhas de brincar, são algumas das atividades possíveis nas zonas verdes e rosa da Sala de Brincar Ronald McDonald (@fundacaoinfantilronaldmcdonal), que partilham o mesmo espaço 🎨.

3 4

 

Zona Azul

Na zona azul da Sala de Brincar Ronald McDonald Fundação Ronald McDonald, equipada com o apoio do FCPorto, as crianças e jovens vão poder ocupar o seu tempo com videojogos, matraquilhos e assistir a filmes ou eventos desportivos em bancadas, tal como no estádio 🏟️

1 2

Novas instalações do Serviço de Neonatologia

O serviço de Neonatologia já conheceu as novas instalações, na Ala Pediátrica.

O piso 4 tem capacidade para 24 bebés prematuros, divididos em cuidados intensivos e intermédios.

Conforto e privacidade são a grande mais valia destas novas instalações, onde os pais podem permanecer numa área reservada para eles, dentro do quarto do seu bebé 👶.

Neo neo1

Zona Amarela

A todos os jovens que quiserem dedicar o seu tempo a ler um livro, seja sobre fantasia ou o corpo humano, poderá fazê-lo na zona amarela. Mas não será leitura qualquer! Um baloiço em forma de tenda no centro da sala foi instalado para tornar a leitura diferente e mais relaxada! 📚

2 3

Sala de brincar

A zona laranja da Sala de Brincar Ronald McDonald é dedicada ao estudo e trabalhos escolares.A Ala Pediátrica integra uma equipa de professores destacados para apoiar as crianças e jovens internados, uma vez que estão longe da escola 👨‍🏫👩‍🏫

1 4

Mais inagurações na ala pediátrica

Chega ao fim mais um mês de trabalho árduo. Um mês de muitos avanços: inauguração de 2 pisos, 1° bebé e cerca de 50 crianças já instaladas na nova Ala Pediátrica.Orgulhosos e ansiosos pelo que está aí a chegar.Fiquem atentos!

20211129_175542

 

Oncologia Pediátrica já está no novo edifício

A nossa missão de transferir os doentes dos serviços de Pediatria para as novas instalações continua!

A Oncologia despediu-se do antigo serviço e deu as boas-vindas a um piso com quartos mais cómodos, com mais privacidade e mais espaço na nova Ala Pediátrica.

O Sonho está a concretizar-se!

 

A cirurgia pediátrica já está na nova ala pediátrica 

Hoje abrimos portas ao Serviço de Cirurgia Pediátrica. Mais um passo dado na concretização do nosso Sonho.

A todos os profissionais envolvidos, um enorme Obrigado!!!

 

A construção de um futuro melhor

De agora em diante, será sempre a crescer, na construção de um futuro melhor 🔝

Pediatria

 

Espaços verdes

Na Pediatria do CHUSJ trabalhamos no sentido de "mimar" os bebés, crianças e jovens e, por isso, disponibilizamos um espaço amplo verde, para que possam correr e brincar ao ar livre.

20211118_114311

 

Verde Esperança

O verde prevalece na nossa Ala Pediátrica. Verde, cor da esperança, que alimenta as gentes que por aqui passam! Estamos aqui para alimentar, diariamente, a esperança de cada um.

DSCF8194 DSCF8203

 

Antes e depois

O sonho está a concretizar-se. A nova Ala Pediátrica arrancou a sua construção há, sensivelmente, um ano e meio atrás.

Hoje, olhamos à sua evolução, com alguns registos do ‘antes’ e o ‘depois’. Os corredores ganham vida, é possível aceder-se a qualquer piso em segundos, através dos elevadores, que já servem os vários serviços da Ala Pediátrica, as salas de brincar ganham cor, para receber as crianças, os seus familiares e educadores.

Assim se constrói um sonho para o bem da comunidade.

antes e depois

 

Evolução do Jardim

O jardim frontal da Ala Pediátrica do CHUSJ está na reta final da sua construção, e integrará o maior espaço lúdico exterior do edifício.

Com acesso direto e reservado às crianças da Ala Pediátrica, o jardim está equipado com materiais didáticos e de diversão, acompanhado por um prolongamento do jardim com pequeno um labirinto.

 

Ala pediátrica recebe primeira utente

A nova ala pediátrica já recebeu a primeira criança. A área de internamento da nova ala pediátrica, no piso 2, está finalizada e equipada, e finalmente acolheu esta manhã, o seu primeiro inquilino.

Chama-se Beatriz e com apenas um mês de idade acaba de entrar para a história do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) como a primeira utente da nova ala pediátrica.

Progressivamente, todos os utentes dos vários serviços pediátricos serão transferidos até à nova ala pediátrica funcionar em pleno.

Trata-se de um momento de elevada carga simbólica nesta caminhada de mais de 12 anos, para a realização de um sonho que para muitos era considerado impossível.
 
O futuro está a concretizar-se!
 
Pediatria recebe primeiras crianças

 

Transporte de utentes e equipamentos

No dia 16/11 arrancaram as mudanças das crianças e dos materiais para a área de internamento, no piso 2, já finalizada, que acolheu as primeiras 21 crianças internadas e os seus familiares.

Num processo que foi rápido e eficaz, permitiu que os doentes fossem transferidos numa ambulância e instalados numa questão de poucos minutos. Ao mesmo tempo, foram transportadas camas, frigoríficos, materiais técnicos e administrativos para o novo espaço da Ala Pediátrica.

Ao longo deste mês, pretende-se dar continuidade à transferência das crianças dos vários serviços pediátricos do CHUSJ para a sua nova Ala Pediátrica.