Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Outras informações

A CFT reúne semanalmente para analisar os pedidos de prescrição no âmbito das terapêuticas inovadoras e dos tratamentos farmacológicos off-label, por forma a garantir o cumprimento dos critérios de utilização emitidos pela Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) e pelo INFARMED. Esta análise implica a comparação com as alternativas terapêuticas existentes, por forma a selecionar a opção mais custo-efetiva e contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Paralelamente, a CFT tem promovido a elaboração de Protocolos de Tratamento Farmacológico atualizados junto dos Serviços Clínicos. Para tal, a CFT conta com a colaboração da Unidade de Farmacologia Clínica (UFC), dirigida pelo Prof. Doutor Fernando Magro. Esta colaboração inclui igualmente a avaliação dos pedidos de prescrição farmacológica que, pela sua complexidade, exigem uma revisão detalhada da literatura científica aplicável ao Caso Clínico em análise.

A CFT participa igualmente nas ações de promoção da política do medicamento desenvolvidas pelo CA-CHUSJ. Neste particular, a CFT participou no Programa de Substituição - switch - de fármacos biológicos originais por biossimilares iniciado em Julho de 2019. Quase um ano depois, é com enorme satisfação que constatamos uma mudança completa de paradigma de prescrição de fármacos biológicos no CHUSJ: de cerca de 15% de penetração de biossimilar em 2019 foi possível atingir quase 90% em 2020. Esta mudança foi muito significativa e permitiu uma redução em cerca de 30% nos encargos financeiros com fármacos biológicos.

Por fim, a CFT tem desenvolvido iniciativas de promoção das melhores práticas de prescrição através de Programas de Monitorização da Prescrição. Neste particular, a CFT coordena um Grupo de Trabalho para monitorização da prescrição na COVID-19 com elementos do Serviço de Infecciologia, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Serviços Farmacêuticos e UFC. Este Grupo de Trabalho teve como principal motivação a elevada taxa de prescrição off-label de medicamentos durante a pandemia COVID-19, e terá como resultado final a elaboração de um relatório com os resultados da monitorização da prescrição e com sugestões de melhoria, a submeter ao CA-CHUSJ.