- São João
- A Nossa Saúde
- Área Clínica
- Órgãos de Apoio
- Apoio à Àrea Clínica
- Comissões Técnicas
- Banco de Sangue
- Banco de Leite Humano do Norte
- Nascer São João
- Áreas de Suporte
- Utentes e Visitas
- Media
- Inovação
- Comunidade
Outras informações
Caracterização do Serviço:
O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) do Centro Hospitalar Universitário de São João tem como principal objetivo melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos seus doentes. Através de avaliação e intervenção médica multimodal em conjunto com programas de reabilitação com diferentes especificidades, tratamos utentes com os mais vastos quadros de dor, incapacidade ou deficiência resultante de diversos quadros clínicos.
Caracterizamo-nos pela estreita cooperação multiprofissional e transdisciplinar essencial ao sucesso da reabilitação dos nossos doentes. Médicos especialistas em MFR trabalham em conjunto com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros de reabilitação, psicólogos e assistentes sociais.
Pela multiplicidade de patologias que tratamos, dispomos de um alto nível de diferenciação. A atividade clínica do serviço encontra-se subdividida em diferentes áreas de intervenção: patologia neurológica, nomeadamente reabilitação da patologia do sistema nervoso central e periférico; patologia orto-traumatológica, reumatológica e degenerativa; reabilitação pediátrica; reabilitação do pavimento pélvico; reabilitação cardíaca/recondicionamento ao esforço; reabilitação vestibular; reabilitação pós-cirurgia pulmonar; amputados e défices congénitos dos membros; reabilitação em senologia; alterações patológicas da fala, linguagem e deglutição, reabilitação cognitiva e reabilitação da disfunção da articulação temporomandibular. Cada uma destas áreas conta com profissionais dedicados e altamente especializados.
A atividade assistencial é realizada em vários contextos: 1. Ambulatório - consulta externa, tratamentos em ginásio, piscina de hidroterapia e uma ampla variedade de agentes físicos em área de tratamento próprio. 2. Apoio ao internamento de outros serviços hospitalares. 3.Internamento de MFR, sediado no pólo de Valongo, com capacidade de 14 camas, dedicado à reabilitação intensiva em fase aguda de quadros associados a incapacidade grave.
O Serviço destaca-se ainda por possuir um setor diferenciado em intervenção dedicado ao desenvolvimento de técnicas de intervenção minimamente invasivas dirigidas a patologias musculoesqueléticas, neurológicas e à abordagem da dor. Estes procedimentos são habitualmente guiados por ecografia e podem incluir a administração de diferentes agentes terapêuticos farmacológicos como a toxina botulínica, corticoides, anestésicos locais, ácido hialurónico, plasma rico em plaquetas e não farmacológicos como a radiofrequência. Essas técnicas têm-se assumido de extrema relevância na atividade assistencial do serviço, atendendo ao comprovado grau de eficiência e rapidez no alcance dos objetivos terapêuticos dos programas de reabilitação desenvolvidos pelo Serviço.
A atividade formativa é prestada ao nível do ensino pré-graduado (em colaboração com a FMUP) e pós-graduado, incluindo a formação de médicos internos da especialidade de MFR e de outras especialidades. Somos Serviço reconhecido pelo Board Europeu de Medicina Física e de Reabilitação como Centro de treino certificado para formação pós-graduada na especialidade. O Serviço é ainda responsável pela organização das Jornadas Internacionais de MFR, Curso Teórico-Prático de Amputados e Curso Teórico Prático de Ecografia e Intervenção em Cadáver. A atividade científica tem-se desenvolvido nas diferentes áreas de intervenção tendo permitido gerar inúmeras publicações e apresentações públicas em congressos e reuniões científicas. Em colaboração com distintos departamentos da FMUP, o serviço é parte de investigação de alto impacto na área das Neurociências e Dor e Investigação clínica e serviços de saúde.