- São João
- A Nossa Saúde
- Área Clínica
- Órgãos de Apoio
- Apoio à Àrea Clínica
- Comissões Técnicas
- Banco de Sangue
- Banco de Leite Humano do Norte
- Nascer São João
- Áreas de Suporte
- Utentes e Visitas
- Media
- Inovação
- Comunidade
Outras informações
Descrição das valências
A valência de Nefrologia Clínica presta apoio a todos os doentes internados no CHUSJ com patologia renal. Para além do internamento com quatro camas, a valência de Nefrologia Clínica inclui a consulta interna, que presta assistência aos doentes internados em todos os outros serviços do CHUSJ, e a consulta externa, que engloba: i) a consulta de nefrologia geral; ii) a consulta de informação pré-diálise; iii) a consulta de nefropatias, iv) a consulta de doenças renais hereditárias e v) a consulta de grupo multidisciplinar, de nefrite lúpica e vasculites.
A valência de Transplante Renal integra o Centro de Referência de Transplante Renal – adultos do CHUSJ, que realizou 85 transplantes renais no ano de 2021. Esta valência inclui a Unidade de Internamento de Transplante Renal, com nove camas, e a Consulta de Transplante Renal, que engloba as consultas de: i) Pré-Transplante Renal; ii) Dador Vivo, e iii) Pós-Transplante Renal.
O Serviço de Urgência de Nefrologia funciona em permanência durante as 24 horas por dia e presta assistência urgente aos doentes com patologia renal que recorrem ao Serviço de Urgência do CHUSJ, aos doentes internados no Serviço de Nefrologia e na Unidade de Transplante Renal do CHUSJ, para além de assegurar a seleção e admissão de doentes para transplante renal.
A Unidade de Hemodiálise do Pólo do Porto (PP) do CHUSJ dispõe de doze monitores e é responsável pelo acompanhamento e pela realização de tratamentos de Hemodiálise (bem como outras técnicas de depuração extracorporal como hemocarboperfusão e plasmaferese), aos doentes internados no CHUSJ ou com origem no Serviço de Urgência. A Unidade de Hemodiálise do PP presta também assistência, com equipamentos móveis, aos doentes internados no CHUSJ que, pela sua condição clínica, efetuam tratamento nas Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios do CHUSJ.
O CHUSJ dispõe, desde maio de 2021, de um centro de Hemodiálise no Pólo de Valongo (PV) com 24 postos de tratamento, que é uma unidade periférica de Hemodiálise vocacionada para o tratamento dos doentes ambulatórios residentes na área de influência do concelho de Valongo. Este centro integra o Centro de Responsabilidade Integrada para a Gestão Integrada da Doença Renal Crónica (CRI-GIDRC) do CHUSJ assegurando atualmente uma média de 950 tratamentos mensais, baseados na Hemodiafiltração On-line.
A unidade de Diálise Peritoneal do CHUSJ avalia e acompanha atualmente cerca de 95 doentes que optaram por esta técnica domiciliária. Para o efeito, é assegurada a colocação cirúrgica do acesso peritoneal, efetuado treino específico aos doentes/cuidadores, realizadas consultas programadas e não programadas, asseguradas visitas domiciliárias e prestada assistência no internamento hospitalar, quando necessário.
As Intervenções Técnicas englobam: i) biópsias renais, cujo processamento e leitura por microscopia ótica, imunofluorescência e microscopia eletrónica é efetuado no Serviço de Anatomia Patológica, com a colaboração do Serviço de Nefrologia, e ii) biópsias ósseas, cujo processamento e leitura por histomorfometria óssea é realizado na Unidade de Histomorfometria Óssea do Serviço de Nefrologia.
O setor de Acessos Vasculares assegura a criação e a manutenção dos acessos vasculares para Hemodiálise. A atividade inclui consultas de grupo, multidisciplinares, para avaliação do património vascular, e consultas de seguimento/monitorização dos acessos vasculares, bem como intervenções técnicas - colocação de cateteres de Hemodiálise, provisórios e tunelizados, e intervenções endovasculares.
Para além da atividade assistencial, o Serviço de Nefrologia possui uma grande atividade de formação pré-graduada, pós-graduada e de investigação, designadamente através do Grupo de Investigação e Desenvolvimento em Nefrologia e Doenças Infeciosas do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S-UP) e em articulação com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.