- São João
- A Nossa Saúde
- Área Clínica
- Órgãos de Apoio
- Apoio à Àrea Clínica
- Comissões Técnicas
- Banco de Sangue
- Banco de Leite Humano do Norte
- Nascer São João
- Áreas de Suporte
- Utentes e Visitas
- Media
- Inovação
- Comunidade
Gabinete de Coordenação de Colheitas e Transplantação
Responsável: Margarida Rios
Contactos: margarida.rios@chsj.min-saude.pt
Outros contactos: gccot@chsj.min-saude.pt
Localização: Zona C2 (Elevador C, piso 2)
Descrição da atividade: A Transplantação de órgãos, tecidos ou células permite salvar a vida de inúmeros doentes e, ainda, prolongar e melhorar a qualidade de vida de muitos outros.
Portugal encontra-se nos primeiros lugares, a nível mundial, em número de dadores por milhão de habitantes, refletindo um forte sentimento de solidariedade e responsabilidade social da nossa população. Qualquer cidadão nacional é considerado dador de órgãos, a menos que se inscreva no Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA).
No CHUSJ, o Gabinete de Coordenação de Colheita e Transplantação é responsável por coordenar toda a atividade de colheita e transplantação de órgãos, tecidos e células, bem como dinamizar e divulgar iniciativas de formação profissional com o objetivo de melhorar a identificação de possíveis dadores e aumentar a disponibilidade de órgãos para transplantação.
Certificações: APCER